p>ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA-BA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - O caráter do cristão - moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES
LIÇÃO Nº 8 – ABIGAIL, UM CARÁTER CONCILIADOR
- INTRODUÇÃO
- Se não fosse a intervenção sábia de Abigail, toda a família de Nabal teria perecido. Quando a crise familiar chegou, Abigail com coragem e sabedoria, soube tomar as atitudes certas e na hora certa.
I – TEXTO BÍBLICO
- (1 Samuel 25.18-24,27,28).
V, 18 Então Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos.
V, 19 E disse aos seus moços: Ide adiante de mim, eis que vos seguirei de perto. O que, porém, não declarou a seu marido Nabal.
V, 20 E sucedeu que, andando ela montada num jumento, desceu pelo encoberto do monte, e eis que Davi e os seus homens lhe vinham ao encontro, e ela encontrou-se com eles.
V, 21 E disse Davi: Na verdade que em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, e nada lhe faltou de tudo quanto tem, e ele me pagou mal por bem.
V, 22 Assim faça Deus aos inimigos de Davi, e outro tanto, se eu deixar até amanhã de tudo o que tem, até mesmo um menino.
V, 23 Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra.
V, 24 E lançou-se a seus pés, e disse: Ah, senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva.
V, 27 E agora este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja dado aos moços que seguem ao meu senhor.
V, 28 Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o SENHOR casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do SENHOR, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias.
II – UMA SÍNTESE DA HISTÓRIA DE ABIGAIL
1 – A ação de uma Mulher de caráter:
- A história de Abigail está relatada na bíblia, e ela é uma referência de mulher apaziguadora. Ela era uma mulher formosa e sábia que amava o Senhor. O seu marido se chamava Nabal e ele era um homem insensato, sem nenhuma sabedoria, muito difícil de conviver. Após a morte de Samuel, todo o povo de Israel lamentou. Samuel foi sepultado na sua casa,em Ramá. Depoisdisso Davi foi ao deserto de Parã. Lá, estava Nabal, homem que tinha muitas posses no Carmelo e era muito poderoso, ele tinha três mil ovelhas e mil cabras e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo. Quando o viu Davi enviou dez moços, e disse a ele para subi ao Carmelo, e perguntar como ele estava, e expressar a ele votos de paz. Assim fizeram e após falarem com Nabal em nome de Davi, se calaram. E Nabal respondeu de forma grosseira aos criados de Davi, questionando quem seria ele? Questionando também se deveria tomar seu pão, sua água, e sua carne para dar a homens que não sabia de onde vêm. Então voltaram os moços e relataram a Davi tudo que aconteceu. Davi, indignado ordenou aos seus homens que cada um pegasse a sua espada e subissem, cerca de quatrocentos no total (uns duzentos ficaram com a bagagem). Um dos moços de Nabal contou a sua mulher, Abigail, que Davi havia enviado mensageiros para saudar seu marido, mas que ele os destratou. E contou ainda que os homens de Davi eram muito bons em convivência, e nada havia faltado em todos os dias que estiveram com eles no campo, pois todos os dias andaram com eles apascentando as ovelhas. Este servo de Nabal pediu à Abigail que visse o que haveria de fazer, pois Nabal era difícil de lidar e ninguém havia entre os soldados que pudesse lhe dirigir a palavra e criticar sua atitude.
- Então Abigail se apressou, tomou duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas guisadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas, duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos. Em seguida disse aos seus servos para irem a frente, em direção ao povo de Davi, que ela seguiria a trás. Ela não contou nada a seu marido Nabal. Davi estava indignado por ter Nabal pagado o bem com o mal, e estava disposto a guerrear com ele e seus homens. Assim que avistou Davi, Abigail desceu do jumento e prostrou-se diante dele e se inclinou com o rostoem terra. Suplicoua ele que a ouvisse, reconheceu que seu marido Nabal era um homem insensato, e pediu que aceitasse os seus presentes e relevasse a atitude dele, que o perdoasse. Como resposta Davi bendisse ao Senhor, Deus de Israel, por ter enviado Abigail ao seu encontro pois graças a sua intercessão ele não vingaria mais a desonra por parte de Nabal e assim não derramaria sangue. E aceitou os presentes. Abigail voltou para sua casa, encontrou Nabal bêbado de tanto tomar vinho, esperou até a manhã do dia seguinte, quando estava mais calmo para contar o que fez. E tudo se acalmou. Cerca de dez dias depois Nabal foi ferido vindo a falecer e, quando soube disso Davi manifestou o desejo de ter Abigail com esposa, e ela concordou. No contexto cristão o exemplo de Abigail é lembrado quando o assunto é apaziguar, acalmar, agir com sabedoria, humildade e educação. http://www.infoescola.com/biblia/abigail/, Por Alaine Silva.
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES