Adultos

Lição 4 - O corpo como templo do Espírito Santo IV

ASSEMBLEIA DE DEUS EM MUNDO NOVO - BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2025

Adultos - CORPO, ALMA E ESPÍRITO: A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo

COMENTARISTA: Silas Queiroz

COMENTÁRIO: PR JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 4 – O CORPO COMO TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO

INTRODUÇÃO

- O nosso corpo é morada do Espírito Santo e como tal, deve ser preservado. Assim como nós, Ele também gosta de viver em uma casa limpa e adornada e para alcançarmos esse objetivo, precisamos nos manter afastados de tudo aquilo que possa torná-la imprópria para habitar.

I - TEXTO BÍBLICO

1 Coríntios 3.16,17; 6.15-20

II - O CONCEITO BÍBLICO DO TEMPLO DE DEUS

- No Antigo Testamento, Deus habitava no Tabernáculo e no Templo de Jerusalém (Êxodo 25:8; 1 Reis 8:10-11).

- No Novo Testamento, Deus escolheu habitar dentro de nós pelo Espírito Santo (Atos 2:1-4; João 14:16-17). O corpo do crente agora é a morada de Deus. 3.16 - SOIS O TEMPLO DE DEUS. A ênfase, aqui, recai na congregação inteira, os crentes como o templo de Deus e como a habitação do Espírito Santo ( v. 9; 2 Co 6.16; Ef 2.21). Como o templo de Deus em meio a uma sociedade perversa, o povo de Deus em Corinto não devia participar dos pecados prevalecentes naquela sociedade. Devia rejeitar todas as formas de imoralidade. O templo de Deus deve ser santo (v. 17), porque Deus é santo .

OBS: Existem várias passagens bíblicas que ensinam que o próprio Deus habita em sua Igreja. O apóstolo Paulo escreve que “nós somos o santuário do Deus vivo” (2 Coríntios 6:16), e que Jesus Cristo é a pedra angular, “no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo do Senhor” (Efésios 2:21). Em 1 Coríntios, o mesmo apóstolo fala explicitamente sobre como o povo de Deus é o templo do Espírito Santo. Aqui vamos destacar duas passagens fundamentais sobre esse assunto: 1 Coríntios 3:16,17 e 6:19. Embora esses versículos sejam muito semelhantes, o enfoque de Paulo é diferente em cada um deles. Em 1 Coríntios 3:16, ele está apontando para o povo de Deus em toda sua coletividade e, ao mesmo tempo, unidade, como sendo o santuário de Deus. Em outras palavras, ele não está tratando de cada individuo em particular como templo do Espírito Santo, mas está falando da Igreja, o completo Corpo de Cristo, como sendo o templo de Deus.

- Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1 Coríntios 3:16). No contexto dessa passagem, o apóstolo repreende os coríntios e ao mesmo tempo chama a atenção deles para o fato de que a Igreja é o único templo na qual Deus habita, de modo que a Igreja é santa porque o próprio Espírito de Deus habita nela.

III - A SANTIDADE DO TEMPLO

- Deus exige santidade de Seu templo (1 Pedro 1:15-16). Não podemos contaminar o templo de Deus com pecados e impurezas (1 Coríntios 3:16-17). Devemos viver uma vida de separação do pecado e de consagração ao Senhor (Romanos 12:1-2).

OBS: ARGUMENTO BIBLIOLÓGICO - SANTIDADE DO CORPO - “Este ensino a respeito da imoralidade sexual e das prostitutas era especialmente importante para a igreja coríntia porque o templo da deusa do amor, Afrodite, ficava em Corinto. Esse templo empregava mais de mil prostitutas como sacerdotisas, e o sexo era parte do ritual de adoração. Paulo declarou claramente que os cristãos não devem tomar parte na imoralidade sexual, ainda que isso seja aceitável e popular em nossa cultura. Os cristãos são livres para ser tudo o que puderem para Deus, mas não estão livres de Deus. O Senhor criou o sexo para ser um belo e essencial ingrediente do casamento, mas o pecado sexual – a prática de sexo fora do casamento – sempre fere alguém. É uma atitude que magoa a Deus porque mostra que preferimos seguir nossos próprios desejos a colocar-nos sob a direção do Espírito Santo. Fere também os outros porque viola o comprometimento tão necessário a um relacionamento sadio” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp.1590-91).

IV - A RESPONSABILIDADE DE CUIDAR DO TEMPLO

- Cuidar do nosso corpo implica em: Evitar vícios e excessos (Provérbios 20:1; 1 Coríntios 10:31). Buscar uma vida saudável (3 João 1:2). Evitar práticas sexuais impuras (1 Tessalonicenses 4:3-5). Zelar pelo nosso bem-estar emocional e espiritual (Filipenses 4:6-7).
- Na passagem estudada acima, vimos que Paulo fala que a Igreja é o templo do Espírito Santo. No entanto, em 1 Coríntios 6:19, ele enfoca os membros desse corpo de forma individual, ou seja, ele aplica a cada indivíduo o conceito de que a Igreja é o templo em que Deus habita, mostrando que isso implica no caráter pessoal da habitação do Espírito Santo em cada crente. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Coríntios 6:19). O grande objetivo do apóstolo ao escrever esse versículo é lembrar os coríntios (e não só eles, mas a todos os cristãos) que o Espírito Santo habita dentro deles, pois mesmo o corpo físico de cada cristão pertence ao Senhor. Aqui é interessante saber que dois termos gregos podem ser traduzidos como “templo”. O primeiro é hieron, e indica todo o complexo que formava o templo em geral. Já o segundo é naos, e refere-se especificamente ao templo em si, ao lugar mais sagrado. No Templo de Jerusalém, esse termo indicava o local onde ficava o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo, que para os judeus era onde Deus habitava com seu povo (Êxodo 36:31-34; cf. Hebreus 9:1-5). O apóstolo Paulo utiliza justamente esse segundo termo, naos, para indicar que é no corpo individual de cada cristão que o Espírito Santo de Deus fixa residência. Sem dúvida muita gente não compreende tamanha honra que está envolvida nessa verdade. Palácios e mansões esplendorosas podem servir de habitação a reis, príncipes, celebridades e pessoas importantes, mas apenas o corpo daquele que foi redimido por Cristo é que pode servir de morada para o Espírito de Deus. Deus se agrada de habitar no verdadeiro cristão por causa da presença santificadora do Espírito Santo, que faz com que o corpo daquele que nasceu de novo seja verdadeiramente um templo que recebe a presença Divina.

V - O PROPÓSITO DO TEMPLO

- O templo é um lugar de adoração (João 4:23-24). Devemos usar nosso corpo para glorificar a Deus em tudo que fazemos (Colossenses 3:17). O Espírito Santo nos capacita a viver para Deus (Gálatas 5:16-25).

OBS: UMA VISÃO CRISTÃ DO CORPO - “Muitas religiões no mundo ensinam que a alma e o espírito são importantes, mas que o corpo não é, e o cristianismo é, às vezes, influenciado por essas ideias. Na verdade, o cristianismo considera o aspecto físico de modo muito sério. Adoramos a um Deus que criou o mundo físico e o declarou como sendo bom. Ele nos promete uma nova terra, onde as pessoas terão seu corpo transformado não uma nuvem cor-de-rosa onde almas desencarnadas ouvirão a música de uma harpa. No âmago do cristianismo, encontra-se a história do próprio Deus, que teve um corpo, carne e sangue. Ele veio viver conosco, oferecendo tanto a cura física como a restauração espiritual. Nós, humanos como Adão, somos uma combinação de pó e espírito. Da mesma maneira que o nosso espírito afeta o nosso corpo, este afeta o nosso espírito. Não podemos cometer pecados com o nosso corpo sem prejudicar nossa alma, porque corpo e alma estão inseparavelmente unidos. Na nova terra, teremos o corpo ressurreto, que não foi corrompido pelo pecado. Então apreciaremos a plenitude da nossa salvação” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.1590).

VI - O DESTRUIDOR SERÁ DESTRUÍDO

- O Apóstolo Paulo tambem faz uma grave advertência ao dizer que “se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo” (1 Coríntios 3:17). Muitas pessoas interpretam esse versículo de forma completamente equivocada, pois não entendem que o foco de Paulo aqui continua sendo a comunidade dos redimidos, isto é, a Igreja. Quando o apóstolo adverte sobre aqueles que procuram destruir o templo do Espírito Santo, ele se refere a todos que se dedicam a afrontar, corromper e se opor propositalmente a Igreja, seja por falsa doutrina ou mesmo por modo de vida mundano que busca influenciar os membros do corpo de Cristo ao erro. Quem age assim não ficará impune, ao contrário, o próprio Deus o destruirá, pois aquele que se levanta contra a Igreja, se levanta contra o próprio Deus que habita nela. A Igreja é propriedade exclusiva de Deus, ela é santa em Cristo Jesus, separada do mundo, e Deus a protege e destrói os seus inimigos (2 Coríntios 6:14-16; cf. 1 Pedro 2:9).

VII - A TRANSFORMAÇÃO DO TEMPLO

- Um dia nosso corpo será glorificado (Filipenses 3:20-21). Enquanto vivemos, devemos nos santificar para o Senhor (2 Coríntios 7:1). Cristo quer nos apresentar irrepreensíveis diante do Pai (Efésios 5:27). Portanto, aquele que é verdadeiramente templo do Espírito Santo, naturalmente será cada vez mais parecido com Cristo, moldado segundo a ação do Espírito de Deus, vivendo em contínua santificação, até que chegará o grande dia em que a habitação Divina no cristão alcançará sua mais perfeita e plena expressão, quando ele reinará com Deus por toda a eternidade nos novos céus e nova terra (Apocalipse 22:5).

CONCLUSÃO

- Deus nos confiou o privilégio de sermos Seu templo. Precisamos viver em santidade, cuidar do nosso corpo e usá-lo para glorificar a Deus. Você tem tratado seu corpo como um templo santo para Deus? Se há algo que está contaminando o seu templo, arrependa-se e permita que o Espírito Santo santifique você.

Bibliografia

- Bíblia de Estudo Gesiel Gomes

- Bíblia Cronológica

- Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

- Apontamentos Teológicos do autor

- Disciplina grade ctec vida cristã - Antropologia Bíblica

-https://pastorjosiassilva.blogspot.com/2025/01/nosso-corpo-o-templo-de-deus.html - Postado Pastor Josias Silva at janeiro 30, 2025.

- https://estiloadoracao.com/templo-do-espirito-santo/

Comentário: Pastor Josaphat Batista – Pr. Presidente da Assembleia de Deus em Mundo Novo-Ba. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior - Bacharel em Teologia convalidado pelo MEC – Pós-Graduando em História, Membro da academia Pré-Militar (ACPMB) – Pós-Graduando Ciências da Religião (Famart) – Juiz de Paz (CONAJ), Graduando História (Facuminas), Formação da Alfabetização da Língua Grega (Koiné), DIRETOR do CTEC VIDA CRISTÃ (Centro Teológico de Educação e Cultura), Autor do livro 1000 Esboços Bíblico para Sermões – Autor da Revista de Estudo Bíblico acerca de João Batista – Autor da Revista acerca de Absalão, Autor do Livro Evidências Reais do Apocalípse - Autor do Livro Escatologia Bíblica Panorâmica, Conferencista, Seminaristas, Escritor e fundador dos Congressos EBD no Campo de Camaçari-Ba. - Aproveite e estude cursos gratuitos no CTECVIDACRISTA.COM e comentários anteriores das Lições Bíblicas EBD. Ver outros comentários (anteriores) do trimestre em vigor no Site: www.portalebd.org

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA

Copyright © 2003 - 2025 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.