ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - CORPO, ALMA E ESPÍRITO: A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo
COMENTARISTA: Silas Queiroz
COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco
LIÇÃO Nº 4 – O CORPO COMO TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO
Nosso corpo é templo do Espírito Santo.
INTRODUÇÃO
- Concluindo o estudo do corpo à luz da Palavra de Deus, veremos o papel do corpo em nossa vida espiritual.
- Nosso corpo é templo do Espírito Santo.
I – O MUNDO USA O CORPO PARA PECAR
- Vimos que o homem é uma integralidade, ou seja, o ser humano é uma triunidade, composto de corpo, alma e espírito. Desta forma, não podemos falar em pecado que seja apenas do corpo, apenas da alma ou apenas do espírito.
- O pecado é uma decisão que o homem toma em sua inteireza, daí porque se sujeitará às consequências do pecado de forma completa, ou seja, tanto corpo, alma e espírito serão reunidos para serem lançados no lago de fogo e de enxofre, que é a segunda morte (ainda que o corpo não seja mais o mesmo do pó da terra, que a ela terá tornado quando da morte física (Ap.20:11-15).
- Assim, ao contrário do que afirmam os hinduístas e os seguidores de seus pensamentos contrários à matéria, a matéria não é em si má nem pode levar ao pecado e à desobediência por si só. O corpo não é um mal em si nem conduz ao pecado por si só.
- O corpo não pode pecar independentemente da alma e do espírito, como também não é uma mortificação do corpo ou uma vida de meditação e de desprendimento do material que nos conduzirá à salvação ou à libertação do pecado.
- Jesus mostrou-nos isto claramente ao ter vivido sempre num corpo físico e material sem que, por causa disto, tenha pecado alguma vez. Aliás, a ideia de que a matéria era a fonte do pecado foi o princípio doutrinários do gnosticismo, ensino que foi repudiado já nos tempos apostólicos (Cl.1:21,22;2:18,23; I Jo.4:1-3; II Jo.7).
- Isto precisa ficar bem explicado, porque, como o corpo por si só não pode pecar, não podemos entender que as ações próprias do organismo humano sejam pecaminosas por si mesmas. É a ignorância destas circunstâncias que, por vezes, têm gerado muitos mal-entendidos e muitas considerações que se revelam fruto de fanatismo e de desequilíbrio e que não têm qualquer respaldo bíblico.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO