ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - A IGREJA EM JERUSALÉM: Doutrina, comunhão e fé: a base para o crescimento da Igreja em meio às perseguições
COMENTARISTA: José Gonçalves
COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco
APÊNDICE Nº 2 – UMA IGREJA CHEIA DE DONS
A igreja em Jerusalém era repleta de dons.
Texto áureo
“De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;” (Rm.12:6).
INTRODUÇÃO
- Em apêndice ao trimestre, analisaremos os dons existentes na igreja em Jerusalém.
- A igreja em Jerusalém era repleta de dons.
I – A IGREJA É DOTADA DE DONS
- A Igreja é um dos três povos que existem sobre a face da Terra (I Co.10:32) e, como povo, é uma reunião de pessoas.
- Enquanto reunião de pessoas, a Igreja possui uma interligação entre seus membros que a tornam um verdadeiro corpo. Como diz o apóstolo Paulo: “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros” (Rm.12:4,5).
- Esta interdependência entre os membros deve-se, em parte, pela decisão divina de conceder à Igreja dons, dádivas que são habilidades especiais que auxiliam o desenvolvimento da vida espiritual de cada salvo em Jesus Cristo, dons, entretanto, que são repartidos entre os crentes, ou seja, dados especificamente a este ou aquele salvo, conforme a vontade do Senhor, que reforça a necessidade de que todos os crentes se interrelacionem ao longo de sua peregrinação terrena.
- O plano da salvação traz dádivas divinas para a humanidade, pois a própria salvação é um presente que nos é oferecido por Deus, pela Sua graça. Jesus, o Salvador, é um dom divino (Jo.3:16), assim como o Espírito Santo (Jo.7:39; At.2:38).
- Entretanto, alguns destes dons são especificamente concedidos ao discípulo de Jesus, não à Igreja como um todo, precisamente para reforçar esta interdependência, que é necessária para que tenhamos a santificação progressiva, pois a salvação é individual, mas o crescimento espiritual, coletivo.
- Como ensina o pastor Antônio Gilberto: “…Os dons espirituais são uma dotação sobrenatural concedida pelo Espírito Santo ao crente, para o serviço e execução dos propósitos de Deus na igreja e através dela. Os dons espirituais, portanto, não são qualidades humanas aprimoradas e abençoadas por Deus.…” (Lições Bíblicas. 3. Trimestre 2026: As doutrinas bíblicas pentecostais. Lição 5 – Os dons do Espírito Santo. Disponível em: https://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2006/2006-03-05.htm Acesso em 16 jun. 2025).
- Os teólogos costumam dividir os dons em três grupos: dons ministeriais, dons espirituais e dons assistenciais.
- Os dons ministeriais, concedidos por Cristo Jesus, têm, por objetivo, o aperfeiçoamento dos santos, ou seja, permitir que os salvos caminhem em direção à perfeição, a que se pareçam cada vez mais com Jesus Cristo, permitindo a edificação da própria Igreja (Ef.4:11-16). São cinco estes dons: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores.
- Os dons espirituais ou carismáticos são concedidos pelo Espírito Santo para edificação, exortação e consolação da Igreja (I Co.14:1-3). São os seguintes: palavra de sabedoria, palavra da ciência, fé, dons de curar, operação de maravilhas, profecia, discernimento dos espíritos, variedade de línguas e interpretação das línguas (I Co.12:8-11).
- Os dons assistenciais são concedidos pelo Pai conforme a medida da fé para que sejamos membros uns dos outros, para que cresçamos espiritualmente juntos. São sete, a saber: profecia, ministério, ensino, exortação, repartição, presidência e misericórdia (Rm.12:3-8).
- A igreja em Jerusalém, tendo sido a primeira igreja local, estabelecida por expressa determinação do Senhor Jesus, que mandou que os discípulos permanecessem em Jerusalém até serem revestidos de poder (Lc.24:49) e que começassem a pregar o Evangelho em Jerusalém (Lc.24:47), é, indubitavelmente, um modelo a ser observado também com relação aos dons.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO