Adultos

Lição 4 - Deus é Triúno VII

ASSEMBLEIA DE DEUS EM MACAÍBA/RN - IEADERN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025

Adultos - EM DEFESA DA FÉ CRISTà– Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência

COMENTARISTA: Esequias Soares da Silva

COMENTÁRIO: Pr. Erivandro Galdino

LIÇÃO Nº 4 – DEUS É TRIÚNO

INTRODUÇÃO

O Novo Testamento mostra que os cristãos do período apostólico reconheciam o seu Deus como triúno sem precisar de formulação teológica, recurso a que a igreja mais tarde precisou recorrer para responder às ideias equivocadas sobre Deus. A Trindade é uma doutrina com sólidos fundamentos bíblicos e, mesmo sem conhecer essa terminologia, a “Trindade", os cristãos do período apostólica reconheciam essa verdade.

Desde a eternidade Deus é Pai, Filho e Espírito Santo e essa verdade está em toda a Bíblia. Mas, a igreja precisou recorrer a conceitos mais elaborados para responder às idéias equivocadas “numa linguagem mais extensa para expressar a realidade que Deus revelara”, acrescenta Letham. O que a tradição cristã acredita e ensina tem fundamentação bíblica. O pensamento trinitário que apresentamos permeia a Bíblia inteira. Essa base bíblica vem sendo mostrada pelos teólogos cristãos desde o período patrístico. No entanto, o que os líderes das testemunhas de Jeová fazem nada mais é do que pinçar as Escrituras aqui e acolá e buscar em diversas traduções da Bíblia palavras que pareçam favorecer suas crenças e práticas, sem considerar a exegese e sem priorizar as línguas originais das Escrituras Sagradas. Sua teologia é uma colcha de retalhos, inconsistente e tão frágil que nenhuma testemunha de Jeová tem a liberdade de examinar qualquer literatura cristã fora das publicações da sua religião. Respondendo ao questionamento da Torre de Vigia de que a palavra “Trindade nem aparece na Bíblia” não é a Trindade, mas sua formulação teológica sim e será analisada mais adiante.

I- COMO A BÍBLIA APRESENTA A SANTÍSSIMA TRINDADE.

A Trindade é uma doutrina com sólidos fundamentos bíblicos e, mesmo sem conhecer essa terminologia, os cristãos do período apostólico reconheciam essa verdade. Essa doutrina está implícita no Antigo Testamento, pois há declarações que indicam claramente a pluralidade na unidade de Deus: “No princípio, Deus criou os céus e a terra” (Gn 1.1). O nome que aparece nessa passagem para “Deus” é ’èlõhim. Há três diferentes palavras hebraicas no Antigo Testamento para “Deus”: ’êl, ’elõah e ’êlõhim. A Septuaginta emprega o termo grego theos, “Deus”, para esses três vocábulos. O nome ’elõah é a forma expandida de ’êl e ’élõhím é o plural de ’elõah. “A palavra ’elõah ‘Deus’ e seu plural ’elohim é, aparentemente, uma forma expandida de ’El”. Esse plural é conhecido como pluralis excellentiae ou maiestatis [plural de excelência ou majestático]. Segundo RASHI, “o plural de majestade não significa haver mais de uma pessoa na divindade”.Gesenius e Skolnik afirmam que, para alguns eruditos, é uma ideia abstrata ou de intensidade.

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 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. ERIVANDRO GALDINO

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