Adultos

Lição 9 - Resistindo à tentação no Caminho VII

ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARNAMIRIM/RN - ADPAR

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu

COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva

COMENTÁRIO: Pr. Erivandro Galdino

LIÇÃO Nº 9 – RESISTINDO À TENTAÇÃO NO CAMINHO

INTRODUÇÃO

A tentação é algo que o crente enfrenta ao longo de sua jornada. Não por acaso, o Senhor Jesus nos ensinou a orar de modo que Deus não deixasse que caíssemos em tentação (Mt 6.13 NVT). Há uma tônica veemente nas Sagradas Escrituras no tocante à tentação; somos lembrados e alertados a vigiar para resistir a ela. Por meio da Bíblia, temos as orientações precisas que nos ajudam na nossa jornada de fé em santidade e piedade todos os dias (Lc 1.75). O apóstolo Paulo nos lembra de que Deus é fiel e não nos deixará provar além das nossas forças, mas, juntamente com a tentação, proverá livramento (1 Co 10.13).

Nosso Senhor Jesus advertiu que é preciso vigiar e orar para que não venhamos a entrar em tentação, pois o espírito sempre está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26.41). Há dispositivos espirituais que nos são outorgados por Deus para fazermos uso deles e vencermos todas as tentações vindas do Adversário. O primeiro deles é andarmos no Espírito, assim não cederemos às concupiscências da carne (Gl 5.16). O segundo é nos revestirmos de toda armadura de Deus para ficarmos firmes contra as ciladas do Maligno (Ef 6.11). O terceiro é sempre estar sóbrio e vigiar, pois o Inimigo está à nossa volta querendo nos tragar (1 Pe 5.8). O quarto é que precisamos sempre nos sujeitarmos a Deus e resistir ao Diabo, assim ele fugirá (Tg 4.7). O quinto é guardar com reverência a Palavra no coração, desse modo o cristão não pecará (Sl 119.11).

Por isso, estudaremos o conceito bíblico de tentação, a maneira como nosso Senhor a enfrentou no deserto e como devemos resisti-la. Veremos que é imperioso seguir a recomendação de Jesus Cristo a respeito de vigiar e orar para não cedermos à tentação ao longo da caminhada (Mt 26.41).

I- A TENTAÇÃO E SUA ESFERA HUMANA.

1. CONCEITUALIZAÇÃO BÍBLICA DE TENTAÇÃO.

Na Bíblia, três palavras aparecem para conceituar “tentação”. A primeira é a palavra hebraica massáh, que significa “teste”, “provação” (Dt 4.34; 9.22; SI 95.8). A segunda e a terceira são palavras gregas respectivamente: peirasmós, “teste”, “prova”, aparecendo 25 vezes no Novo Testamento (At 20.19; 1 Co 10.13; Tg 1.2,12); е о verbo peirázó, testar, submeter à prova (Jo 6.6; Gl 6.1; Ap 2.2,10), ocorrendo aproximadamente 36 vezes no Novo Testamento. Assim, podemos dizer que tentação é um experimento, teste ou prova diante de uma atração para fazer o mal a fim de obter prazer ou lucro.

Pelas Escrituras, a tentação é descrita como prova, teste. Por intermédio dela, o cristão é desafiado a escolher fazer a vontade de Deus ou rejeitá-la; decidir fazer o que é certo ou errado; procurar submeter-se ao Espírito Santo de Deus ou render-se aos desejos pecaminosos da carne; viver sob o senhorio de Cristo ou ao comando de Satanás. Todo cristão pode ser tentado, como Jesus foi, o que não é pecado, mas, caso ceda, então aí pecará.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. ERIVANDRO GALDINO

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.