Adultos

Lição 6 - As nossas armas espirituais VII

ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARNAMIRIM/RN - ADPAR

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu

COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva

COMENTÁRIO: Pr. Erivandro Galdino

LIÇÃO Nº 6 – AS NOSSAS ARMAS ESPIRITUAIS

INTRODUÇÃO

Deus sabe das adversidades, lutas e desafios que iremos encontrar na nossa trajetória para o Céu enquanto seguimos na jornada, por isso, coloca ao nosso dispor as armas que nos auxiliarão durante a caminhada de fé para a Sião celestial. Com essas armas da fé, o cristão poderá seguir adiante, enfrentando sem temor as tentações e resistindo às artimanhas do nosso Inimigo.

Sendo assim; estudaremos a respeito de três opositores que se mostram como obstáculos de nossa jornada: o Diabo, a Carne e o Mundo. Nesta, enfatizo que usaremos três armas, isto é, recursos espirituais em que todo crente precisa lançar mão diante dos obstáculos da jornada: a Palavra de Deus, a Oração e o Jejum. Desde o início de nosso andar com Cristo, estamos diante de uma batalha espiritual que só terá fim com o Arrebatamento da Igreja para o céu.

I- AS ARMAS DO CRENTE.

1. AS ARMAS.

Dentro do contexto bíblico, há vários relatos sobre as armas naturais que eram usadas em batalhas nos tempos antigos, armas muito diferentes das que são usadas atualmente, mas era o que se dispunha naqueles dias. Essas armas são descritas assim: instrumento de ataque ou de defesa. Podemos enumerar as de ataque: espada, que ficava presa ao cinto (1 Sm 17.45; 2 Sm 20.8), vara (Sl 23.4), funda (1 Sm 17.40) arco e flecha (2 Rs 13.15), lança (Js 8.18) e dardo (2 Sm 18.14). As armas de defesa: escudo (Ef 6.16), capacete (1 Sm 17.5), couraça (1 Sm 17.5) e caneleiras (1 Sm 17.6).

O armamento para a batalha espiritual não é físico ou militar. Paulo diz que as armas dos que fazem parte do exército de Cristo para o combate são espirituais (2 Co 10.4). Ao falar de armas espirituais, logo se conclui que a batalha é de outra natureza, que o inimigo é outro, descartando qualquer ideia de se fazer guerra em nome de Jesus ou do evangelho para fins humanos. Está claro que o inimigo a ser vencido é Satanás e seus demônios (Ef 6.12).

Descartando o arsenal deste mundo, o cristão se vale da armadura espiritual, que pode ser encontrada em diversas passagens das Escrituras. A primeira que podemos mencionar é a Palavra de Deus, conhecida como espada do Espírito (Ef 6.17). Com ela se vencem as mentiras, os enganos, se conhece a vontade de Deus e promove santidade (Jo 17.17). Outra arma poderosa é a oração, visto que por meio dela se mantém contato com Deus, firma-se a comunhão (Ef 6.18). É pertinente lembrar que, pela leitura que se faz de Efésios 6.13-17, tem-se um conjunto completo da armadura que o cristão precisa ter para enfrentar a batalha e ficar firme. Nesta lista consta o cinto da verdade, a couraça da justiça, as sandálias da preparação do evangelho da paz, o escudo da fé e o capacete da salvação. Neste capítulo, trataremos especificamente de três armas poderosas que nos ajudam na nossa jornada espiritual para o Céu: Palavra, oração e jejum.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. ERIVANDRO GALDINO

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.