Adultos

Lição 5 - Os inimigos do cristão VI

ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu

COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 5 – OS INIMIGOS DO CRISTÃO

As Escrituras Sagradas destacam que há uma batalha espiritual que envolve o crente durante o tempo da sua trajetória neste mundo. Nessa batalha, o crente se depara com inimigos que não podem ser vistos aos olhos humanos, porém se manifestam por meio de situações ou até mesmo por pessoas na intenção de desviar o crente da fé. Para lidar com esses adversários, é necessário fazer uso das armas espirituais apropriadas, sem as quais não será possível vencê-los.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O PRIMEIRO INIMIGO DO CRISTÃO: O DIABO

Rodeado de glória, ornamentos de pedras preciosas (Ez 28.13-15) e criado perfeito, Lúcifer experimentou de toda benfeitoria celestial, contudo, em seu íntimo, iniciou-se um sentimento de não aceitação de sua posição atual, o que então o fez decidir subir “ao céu, acima das estrelas de Deus” e exaltar o seu trono (Is 14.13).

Lúcifer (nome que traduzido significa “estrela da manhã”) era um querubim ungido e estava no monte santo de Deus (Ez 28.14), porém decidiu, através de sua ambição que de contínuo crescia em seu íntimo, exaltar-se perante Deus sem sucesso.

Esse plano se ia formando, ajudado pelo livre-arbítrio de Lúcifer e, pouco a pouco, o seu pensamento transformou-se em vontade, e a vontade em ação. Então, a maior catástrofe de todos os tempos aconteceu: Lúcifer se rebelou contra o próprio Deus!

Após ter sido chamado de ungido e perfeito, Lúcifer agora passa a ser a origem e o motivo de todo o pecado, tornando-se aquilo que de mais perverso possa existir, a fonte de todo o mal. Alguns títulos lhe foram dados pela Bíblia, eis alguns deles:

1 – Serpente: Em referência a sua personificação no episódio da queda;

2 – Satanás: (hb satan) significa “adversário”;

3 – Diabo: (gr diabolos) que significa “acusador, caluniador”. Este termo é usado somente no Novo Testamento;

4 – Belzebu: Termo que significa “senhor das moscas”;

5 – Dragão: Chamado assim em apocalipse, fazendo alusão à sua astúcia e voracidade;

6 – Tentador: Pois incita à pratica pecaminosa no homem.

Desde a sua queda, num remoto e misterioso passado, Lúcifer, em lugar de anjo de luz, tornou-se o anjo das trevas e do mal. Sabemos entretanto que pode enganosamente transfigurar-se em um anjo de luz (2 Co 11.14). O seu ódio pela humanidade cresce a cada dia. Satanás é um ser inteligente, um ente inteiramente hostil, inimigo declarado de Deus e dos homens. A Bíblia inteira o apresenta resistindo a Deus e perturbando a paz das nações, com guerras, destruição e miséria. Satanás é mencionado 177 vezes na Bíblia Sagrada, de diferentes maneiras.

Destaque

O primeiro inimigo é o próprio Satanás. Ele possui uma natureza perversa e a Bíblia o retrata como a personificação do mal. O apóstolo João anunciou que o mundo está no Maligno (1 Jo 5.19), ou seja, submisso ao domínio do Diabo. No entanto, Paulo assegurou que o Pai nos tirou do império da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor, em quem temos a redenção pelo Seu sangue, a saber, a remissão dos pecados (Cl 1.13,14). O crente em comunhão com Cristo não está mais sob o domínio de Satanás.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.