ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023
Adolescentes: : A HISTÓRIA DO POVO ESCOLHIDO
COMENTARISTA: THIAGO PANZARIELLO
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 10 – O REINADO DE SALOMÃO
Para refletir
“Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.” (2 Cro 7.15,16 - ACF).
A resposta de Deus à oração de Salomão. Deus deu uma resposta graciosa à oração de Salomão. As misericórdias de Deus para com os pecadores são conhecidas de uma maneira adequada para impressionar todos os que as recebem, com sua majestade e santidade.
Salomão realizou com prosperidade tudo o que projetou, para adornar a casa de Deus e a sua. Aqueles que começam com o serviço de Deus provavelmente continuarão com sucesso em seus próprios negócios. Foi o louvor de Salomão que o que ele empreendeu, ele cumpriu; pois foi realizada pela graça de Deus. Foi em Deus ele prosperou no projeto do templo que foi de seu pai, Davi. Vamos, então, ficar maravilhados e não pecar. Temamos o desagradar ao Senhor, esperemos em sua misericórdia e andemos em seus mandamentos.
Texto Bíblico em estudo: 1 Re 3.4-15; 4.20-25.
Salomão
Filho de Davi com Bate-Seba. Com as demais mulheres e filhos, Davi, (apesar de ser denominado de “homem segundo o coração de Deus”) não foi um bom esposo e nem bom pai. Mas com Bate-Seba e com Salomão, foi.
Em 2 Samuel 12.24-25 lemos que Davi confortou Bate-Seba, sua esposa, que, sem dúvida, estava profundamente aflita pela perda de seu filho e abatida por pecado cometido por ambos. É observável, no entanto, que não há uma palavra dita a ela em toda essa relação, seja em relação à sua culpa ou punição. Ela foi punida nas calamidades que se abateram sobre Davi; que a seduziu, e não ela a ele, a cometer o pecado imundo do adultério, e era inocente no assassinato de Urias.
Assim após a morte do bebe fruto do adultério, e Deus em sua misericórdia perdoando o pecado, Davi a assumiu como esposa, e ela deu à luz um filho, e a Biblia relata que o Senhor o amou – isto é, o Senhor declarou a Davi, provavelmente pelo profeta Natã, que amava este filho, apesar da justa causa que Davi dera a Deus para retirar seu amor dele. Talvez depois de sua grande humilhação, Natã tenha sido enviado para confortá-lo com essa boa esperança, de que Deus teria uma consideração peculiar por esse filho.Tal é a maravilhosa bondade de Deus para com os pecadores que verdadeiramente manifestam a sinceridade de seu arrependimento por meio de uma humilde submissão a quaisquer punições que Deus considere adequadas infligir a eles (como Davi fez com a morte do filho anterior) e, assim, induzem aquela bondade para mostrar-lhes ainda mais misericórdia, Ele enviou – ou seja, Deus o fez; por Natã, e chamou seu nome de Jedidiah, isto é, amado de Jeová. Por causa do Senhor – seja por causa do amor do Senhor por ele, seja porque o Senhor ordenou que ele o fizesse. Este nome Jedidiah, no entanto, era meramente significativo, destinando-se apenas a expressar aos pais da criança o que eles poderiam esperar; pois o encontramos sempre chamado Salomão nas Escrituras.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva