ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adolescentes: : GÊNESIS, O LIVRO DOS GRANDES COMEÇOS
COMENTARISTA: JOÃO PAULO MENDES
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 11 – ISRAEL: O PRÍNCIPE QUE LUTOU COM DEUS
Para refletir
“E disse o Senhor a Jacó: Torna-te à terra dos teus pais, e à tua parentela, e eu serei contigo.” (Gn 31.3 - ACF).
O Senhor disse a Jacó: Retorne. Deus, que ordena todas as coisas corretamente, tendo abençoado Jacó com maior substância na casa de Labão do que ele poderia ter obtido na casa de seu pai, agora ordena que ele volte.
Embora Jacó tivesse enfrentado situação muito difícil, ele não deixaria seu lugar até que Deus o ordenasse. A direção que ele recebeu do Céu está mais completamente relacionada a suas esposas.
À terra de teus pais. Não o que era propriamente deles, mas apenas aquela terra em que haviam peregrinado e que lhes foi prometido em sua semente. E, como Jacó era um herdeiro da promessa, era apropriado que ele peregrinasse na terra, para manter vivas as esperanças dela em sua posteridade.
Jacó prontamente mandou buscar Rachel e Lea para o campo, para que ele pudesse conversar com elas mais em particular. Era um assunto entre Deus e a família. A promessa sempre foi a respeito de família e nação onde nasceria o Salvador.
Texto Bíblico em estudo: Gn 31.3,13-18;32.1,22-28.
A família de Jacó
A família é a mais importante instituição criada por Deus para a sociedade. Neste trimestre teremos a oportunidade ímpar de tratar de alguns temas que são extremamente relevantes para que tenhamos uma vida familiar bem-sucedida.
Jacó não se ateve a este princípio. Fugindo de Esaú, chegou a casa do irmão de sua mãe. Parece que mentir, “era coisa de família”, Rebeca ao incentivar que Jacó mentisse à Isaque, parece ter esse costume desde de sua infância, pois seu irmão Labão era “diplomado” nessa arte.
Jacó casou-se duas vezes num espaço de menos de dez dias. Ele foi enganado, por seu sogro, assim como enganara seu pai e seu irmão. Além de duas mulheres (Raquel e Lea) Jacó passou a ter também duas concubinas (Zilpa e Bila).
A vida de Jacó mudou drasticamente. De solteiro a esposo de quatro mulheres em pouco tempo.
Dificuldades na família
Labão enganou Jacó em salário várias vezes. Podemos observar a fidelidade de Deus, pois como Jacó havia prometido em Betel que se Deus fosse com ele em todos os lugares aonde ele fosse e o abençoasse, ele, Jacó, o serviria; e nós o encontramos abençoando Labão de acordo porque Jacó estava com ele: de modo que, embora Labão tivesse pouco quando Jacó veio a ele, foi, sob ele, aumentado para uma multidão. Da mesma forma, devemos observar que, embora Jacó, pelo que ele diz a Labão no capítulo seguinte, pareça ter sido um servo muito diligente e fiel, ele atribui todo o aumento do rebanho à bênção de Deus, e não ao seu próprio cuidado.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva