ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: : Como viver no mundo à luz da Bíblia
COMENTARISTA: JÁDER CRUZ
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 13 – O VALOR DO CONHECIMENTO E DA SABEDORIA
Para refletir
“Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.” (Pv 2.6 - ACF).
Pois o Senhor dá sabedoria. O Senhor Deus é a única e verdadeira Fonte de sabedoria. A verdade declarada aqui também é encontrada em Daniel 2.21: "Ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que conhecem o entendimento".
Ele "dá", ou mais apropriadamente, "dará" (יִתֵּן yitten, futuro de נָתַן, nathan), sabedoria; mas a conexão exige que entendamos que a garantia se aplica apenas àqueles que a buscam com sinceridade e verdade (Tg 1.5-7). Os dois coeficientes para obtermos sabedoria são nossos esforços e a assistência de Deus.
Salomão pode ser apresentado como uma exemplificação impressionante disso; ele pediu "um coração sábio" e Deus graciosamente concedeu seu pedido (1 Rs 3.9,12). É Deus que nos comunica sabedoria por meio de sua Palavra. Sua palavra é transmitida a nós por meio de homens divinamente inspirados e, portanto, o apostolo Pedro diz que "homens santos da antiguidade falaram movidos pelo Espírito Santo". (2 Pe 1.21)
Os que buscam fervorosamente a sabedoria celestial nunca se queixarão de terem perdido seu trabalho; e a gratuidade do presente não elimina a necessidade de nossa diligência. Se dependermos de Deus e buscarmos sabedoria Nele, Ele nos capacitará a manter as veredas do julgamento.
Texto Bíblico em estudo:Dn 1.3-7, 17-20
Deus é a fonte toda sabedoria e conhecimento
“Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento”.
Conhecimento é o ato de conhecer, é ter ideia ou a noção de algo através de informações que lhe são apresentadas. O conhecimento é formado por três elementos básicos: o sujeito (ou cognoscente) que é a pessoa capaz de obter o conhecimento; o objeto (ou cognoscível), que é o quê ou aquilo que se pode conhecer; e, a representação, que é o entendimento do objeto pelo sujeito.
Há também duas teorias principais que explicam a origem do conhecimento, ou seja, como ele surge: O empirismo explica que o conhecimento é adquirido a partir da experiência, do contato do sujeito com o mundo; e, o racionalismo explica que todo conhecimento vem através da razão, do simples ato de pensar.
Sabedoria é o substantivo feminino que é a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A sabedoria muitas vezes é indicativo de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão. A sabedoria pode vir de várias fontes, porém, no nosso caso, como se trata da sabedoria divina, ela é proveniente exclusivamente de Deus.
A Bíblia coloca a sabedoria no âmbito da prática e o nosso modelo para esse tipo de sabedoria é Deus. A sabedoria reúne o conhecimento da verdade com a experiência do cotidiano. A sabedoria como conhecimento pode capacitar a pessoa a encher sua mente com uma enorme quantidade de fatos, mas sem qualquer entendimento do seu significado ou aplicação. A verdadeira sabedoria, porém, orienta.
O conhecimento que Deus possui dá-lhe o discernimento de tudo quanto existe e que poderá vir a existir. Tendo em vista o fato de que Deus existe por si mesmo, seus conhecimentos estão além de nossa simples imaginação; são ilimitados.
Deus deseja que participemos de sua sabedoria e de seu conhecimento a fim de podermos conhecer os seus planos a nosso respeito, para podermos viver no centro de sua vontade – “Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus - Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência”.(Cl 2.2)
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva