ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: : Como viver no mundo à luz da Bíblia
COMENTARISTA: JÁDER CRUZ
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 2 – COMPREENDENDO O QUE É AMOR PRÓPRIO
Ao Mestre
Amado (a) não devemos viver em uma vida afastada da mídia e noticias, e alienados das transformações tecnológicas, culturais e, etc. Contudo quero alertá-los quanto ao fato de que muitos hoje estão confundindo modernidade com mundanismo, e com isso vemos várias distorções das Doutrinas Bíblicas, e estão banalizando a Palavra de Deus, usando termos que muitas vezes rebaixam os Atributos do Todo-Poderoso, como se ELE fosse um simples ser humano com falhas, e desprovido de Sua Onipotência e Onisciência, e isso amado (a) é inconcebível para todos os que amam a Deus e à Sua Palavra.
Devemos estar vigilantes quanto à preservação dos princípios bíblicos, e como professores foi-nos confiada a sublime missão de transmitir conhecimento, “fazer discípulos” para o Reino, treiná-los para Servir à Deus. E como faremos se deixarmos os princípios bíblicos?
Amado (a) princípios não mudam... são princípios, são bases, fundamentos. Pense nisso.
O Senhor Jesus durante seu ministério terreno não se mostrou alienado das transformações “daquele tempo”, pelo contrario, mostrava uma mentalidade aberta, porém com conceitos sadios, revolucionou o mundo com seus ensinos, e isso exatamente porque sua postura era voltada aos princípios das Escrituras, as quais mencionava: “Está escrito”, e, “Como dizem as Escrituras”, e aconselhava: “Examinai as Escrituras”. O Senhor Jesus ensinava a conservação da fé genuína em obediência aos preceitos de Deus.
E não é diferente hoje. Devemos viver de forma a mostrar Cristo em nós, que ELE viva através de nossas vidas, e que o Evangelho seja proclamado de forma genuína, sem alteração, sem distorções.
Amado (a) transmita a Palavra de Deus como ela é, lembre-se que ela é a única ferramenta que o Espírito Santo usa – é através da Palavra que somos salvos, é através dela que somos lapidados, alimentados, edificados, instruídos em justiça, e andamos em santidade.
Quero sugerir aos professores que preparem suas lições com zelo e temor, rogando ao SENHOR que vos conceda unção do Espírito Santo, a fim de realizar está tão sublime tarefa, de forma a agradar o SENHOR que vos tem chamado.
Deus vos abençoe.
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a: compreender a necessidade de se conhecer pautando pelo prisma de que Deus nos criou à sua Imagem e semelhança. Enfatizando que as instruções de Deus, contidas na Bíblia, conduzirá nosso amor próprio ao auge de uma vida de paz e equilíbrio e com isso estaremos protegidos das más influencias, ao passo que também (com amor) auxiliaremos a outros que se encontrem e encontrem-se com Deus.
Para refletir
“E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mt 22.39 - ACF).
Amarás o teu próximo. É interessante ressaltar que estas palavras são encontradas, no livro de Levitico, que é, na maior parte, cerimonial preeminentemente (Lv 19.18), e é para crédito dos fariseus (como professores de ética) que eles também haviam interpretado a lei, como nosso Senhor Jesus agora a interpreta, de sua obscuridade comparativa, e deu-lhe um lugar de dignidade que perde apenas para o primeiro e grande mandamento.
Texto Bíblico em estudo: Mt 22.36-39
Identidade e autoestima
É propicio e atualíssimo o conselho paulino – “Examine-se a si mesmo” ( 1 Co 11.28), ou como dizia o filosofo Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo” - esse termo para Sócrates era essencial, pois todos os dias ele exercitava no conhecimento de si próprio e tentava ensinar aos outros essa difícil arte (pois, sempre é mais fácil observamos à vida dos outros), para que se tornassem melhores.
E por acaso não é isso que devemos fazer? – examinar-nos para conhecermos nossos limites, nossas fraquezas, nossos pontos fortes, para que dia a dia possamos nos aperfeiçoar, moldando nosso caráter, nossas atitudes segundo a Palavra de Deus?
Com certeza se assim o fizermos Deus nos aperfeiçoara segundo a Sua Vontade, par que possamos ensinar à outros a se chegarem a ELE.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva