ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: APÓSTOLO PAULO, O GRANDE MISSIONÁRIO
COMENTARISTA: DANIELE SOARES
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 8 – O SEGUNDO DIÁRIO DE VIAGEM
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O segundo diário de viagem, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Relato da 2ª viagem de Paulo”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Relato da 2ª viagem de Paulo
Objetivo: Concluir o estudo do diário da 2ª viagem do Apóstolo Paulo.
Material:
01 mala ou outro objeto de viajem(mochila)
01 cartolina
Procedimento:
– Falem: Nesta aula, estudamos sobre o diário dos acontecimentos da segunda viagem do Apóstolo Paulo.
– Apresentem uma mala para a turma.
– Perguntem para os alunos o que isto tem a ver com o tema da aula.
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que na mala são colocados os pertences do viajante.
– Falem: Então, na volta da viagem o viajante traz consigo, além dos seus pertences, muitos experiências, dificuldades, êxitos, aprendizados...
– Em seguida, abram a mala.
- Falem: Esta mala pertence a esta classe. Está vazia. O que podemos colocar nela?
Que tal colocar o que vocês aprenderam com o relato da viagem do apóstolo Paulo?
Pequem a cartolina e escrevam o que os alunos disserem sobre o que aprenderam com o diário da viagem.
Caso tenham dificuldade, façam eles se lembrarem de algum episódio citado durante a aula.
- Perguntem: Alguns acontecimentos dessa viagem podem trazer para vocês lições de vida. Quais vocês citariam?
- Depois, coloquem a cartolina dentro da mala.
- Falem: O que vocês citaram são importantes pontos e lições para o conhecimento bíblico e também para experiências pessoais.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/adolescentescurriculo-2022-historia-da_24.html Acesso em 15 Ago 2022