ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: AS PARÁBOLAS DE JESUS SÃO VIVAS
COMENTARISTA: RAFAEL LUZ
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 13 – O AMOR DO PAI POR SEUS FILHOS
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Uma história sobre dinheiro, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Os dois filhos e um pai amoroso”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Os dois filhos e um pai amoroso
Objetivo:
Refletir sobre o comportamento do filho que saiu de casa e arrependido volta para casa do pai que o recebe com amor e a atitude de seu irmão.
Material:
01 mochila
Dinheiro fantasia
01 relógio
Procedimento:
– Leiam com os alunos uma parte da parábola do filho pródigo, abaixo descrita:
“E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades”(Lucas 15:11-14).
– Depois, peçam para que eles apresentem uma encenação desta parte da parábola. Eles deverão escolher 03 alunos para representar o pai e dois filhos e utilizar os materiais descritos no item material.
Estipulem um tempo para a organização da peça e também para a apresentação.
– Para finalizar, reflitam sobre:
A atitude do filho que saiu de casa e o resultado dessa atitude, com relação ao desperdício do tempo, dinheiro, saúde etc. Também sobre seu arrependimento e retorno para casa.
O amor de seu pai que o recebe alegremente.
O comportamento de seu irmão que ficou indignado e decepcionado com a situação.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/adolescentescurriculo-2022-historia-da_24.html Acesso em 21 Junho 2022