ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: AS PARÁBOLAS DE JESUS SÃO VIVAS
COMENTARISTA: RAFAEL LUZ
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 12 – UMA HISTÓRIA SOBRE DINHEIRO
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a: compreender que a Palavra de Deus nos mostra sempre o modelo de uma vida sem percalços, sem grandes males. E através dela Deus nos ensina que o amor ao dinheiro (a AVAREZA) é uma fonte de males. A verdadeira prosperidade é o temer a Deus e segui-LO em seu Santo Caminho.
Para refletir
“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” (Lc 12.15 - ACF).
As palavras do Senhor Jesus mostram que Ele havia lido o segredo do coração do homem. A ganância estava lá, com todas as suas sutis tentações, levando o homem a pensar que a “vida” não valia a pena ser vivida a menos que tivesse uma superfluidade de bens. A verdade geral é ilustrada por uma parábola, reforçando a verdade que ele considerava de importância primordial.
Texto Bíblico em estudo: Lc 12. 13-21
Cuidado com a avareza
Jesus ao ensinar acerca do amor ao dinheiro, conta a parábola do rico insensato (tolo) que foi ajuntando, ajuntado bens, até ter de construir grandes armazéns para guarda-los. Após ter tudo armazenado à noite, muito satisfeito, antes de deitar-se, ao invés de orar, ou pelo menos ser grato a Deus por tudo que havia sido agraciado, sem raciocinar dizia a si mesmo: “Oh alma! Tens em depósito muitas riquezas, para muitos e muitos anos! Descansa, come, bebe e alegra-te”..
Deitou-se, muito orgulhoso da sua fortuna, confundindo corpo e alma, tão grande era a sua ignorância das coisas espirituais. Deitou-se sem um pensamento para Deus. Só imaginava que poderia, daquele dia em diante, viver sem preocupações, pois teria riquezas acumuladas para muitos anos. Assim pensava o rico, mas, Deus pensava de outra maneira.
O rico pensava que era inteligente, mas, ele era simplesmente um homem sem juízo, um homem tolo. E nessa mesma noite, após a inauguração dos celeiros e os pensamentos de orgulho do rico, Deus disse: “Insensato, esta noite a tua alma será chamada; e o que tanto juntaste para quem será”.
E sem que ninguém soubesse como, nem a que hora, nessa noite o rico morreu, sem um gemido e sem uma prece, no seu leito luxuoso.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva