ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: AS PARÁBOLAS DE JESUS SÃO VIVAS
COMENTARISTA: RAFAEL LUZ
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 8 – VOCÊ ESTÁ PREPARADO?
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a: compreender acerca da promessa do retorno de Nosso Salvador para nos buscar, conscientizando-se de como deve ser nossa postura diante dessa iminente volta.
Para refletir
“Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.” (Mt 25.13 - ACF).
Aquele que vigia terá não apenas sua lâmpada acesa, mas também azeite em sua vasilha, ou seja, como se manter vigilante e deixar a lâmpada se apagar? O azeite, não pode faltar na lâmpada. Como está sua lâmpada? Tem azeite?
Texto Bíblico em estudo: Mt 25.1-13.
Qual tipo de cristão é você?
A parábola das virgens é bastante conhecida. Ela nos mostra que cinco tinham juízo e cinco não tinham. Ou seja, cinco tinham consciência de que de sua vigilância dependia a entrada na Boda, por isso se prepararam, levando consigo reserva de azeite, caso houvesse atraso. Mas as sem juízo, não se preocupavam, não se atem a realidade da vida, e não levaram azeite.
O cristão que espera a volta do Senhor Jesus, se mantém em uma postura de que seu Senhor pode chegar a qualquer momento, ou, partir desse mundo através da morte, pois quem sabe quando morrerá? Devemos nos ater a esta realidade, quem não partir da vida terrena, através do Arrebatamento da Igreja, irá através da morte.
O noivo vem
As circunstâncias da parábola das dez virgens foram tiradas dos costumes matrimoniais entre os judeus e explicam o grande dia da vinda de Cristo. Como cristãos, professamos atender a Cristo, honrá-lo, e também estar esperando por sua vinda. Os cristãos sinceros são as virgens sábias, e os que fingem ser cristãos (os hipócritas) as tolas. Esses são os verdadeiramente sábios ou tolos que são assim nos assuntos de suas almas.
Muitos têm uma lâmpada de profissão de fé em suas mãos, mas não têm em seus corações o conhecimento sólido e a resolução firme, que são necessários para conduzi-los através dos serviços e provações de ser nova criatura em Cristo. Seus corações não possuem disposições santas, pelo Espírito de Deus.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva
