ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: AS PARÁBOLAS DE JESUS SÃO VIVAS
COMENTARISTA: RAFAEL LUZ
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 5 – O REINO DE DEUS E SUAS SEMENTES
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a: compreender a importância de nós, como Igreja, Corpo de Cristo, evangelizarmos. Semearmos com amor, com dedicação os corações, mas nos guardando de querermos ver o resultado. O resultado Deus nos revelará no Tribunal de Cristo, quando cada um receberá a devida recompensa pelos trabalhos realizados pelo Reino de Deus.
Para refletir
“E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra.” (Mc 4.26 - ACF).
“(...) Como se um homem lançasse a semente na terra” - O que se segue tem o interesse especial de ser a única parábola peculiar do Evangelho de Marcos, uma, portanto, que escapou da manifesta vontade dos Evangelhos de Mateus e Lucas de reunir tudo o que eles poderiam encontrar desta forma de ensino de nosso Senhor.
Ela corre até certo ponto paralela à parábola do Semeador, como se tivesse sido dada como outra lição mais fácil na arte de entender as parábolas; e se assumirmos uma conexão entre o Evangelho de Marcos e a epistola de Pedro, pode-se considerar que, dessa maneira, causou uma impressão especial na mente do apóstolo. Como muitas outras parábolas, encontra uma interpretação nos fenômenos análogos do crescimento do Reino no mundo em geral e no coração de cada indivíduo. Compreendo que nesta parábola, o Semeador é, como antes, o Filho do Homem ou o pregador de Sua palavra, e o terreno uma ou outra das cabeças definidas na parábola anterior, com, talvez, uma referência especial ao bom terra, aqueles que se entregam ao Senhor que a faça produzir em seu interior.
Texto Bíblico em estudo: Mc 4.26-34.
O reino de Deus
O Reino de Deus é o domínio, o reinado ou a soberania de Deus sobre tudo. A doutrina acerca do Reino de Deus permeia a Bíblia como um todo. Por isso é preciso entender que a expressão “Reino de Deus” traz um conceito bastante amplo, cujo significado e sentido devem ser compreendidos à luz do contexto de toda Escritura. As profecias acerca do Reino de Deus estão presentes desde o Antigo Testamento. Mas é no Novo Testamento que a mensagem sobre o Reino de Deus se desenvolve de uma forma ainda mais clara, principalmente sendo o tema mais freqüente da pregação de Jesus.
No Sermão do Monte, por exemplo, Jesus tratou explicitamente sobre a ética do Reino de Deus; bem como em suas parábolas Ele ensinou sobre os princípios que caracterizam a natureza desse reino. O conceito do Reino de Deus pode ser trabalhado tanto de forma mais ampla quanto mais restrita; tanto em seu significado mais geral quanto mais específico. Como foi dito, seu significado geral fala do reinado eterno e soberano de Deus sobre tudo. Do começo ao fim a Bíblia mostra Deus como o rei supremo que governa todas as coisas (cf. Sl 103.19; 113.5; Dn 4.34,35; Mt 5.34; Ef 1.20; Cl 1.16; Hb 12.2; Ap 7.15; etc.).
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva