ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: AS PARÁBOLAS DE JESUS SÃO VIVAS
COMENTARISTA: RAFAEL LUZ
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 1 – JESUS, O MESTRE QUE ENSINAVA POR PARÁBOLAS
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Jesus, o Mestre que ensinava por parábolas, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Ensinando por Parábolas”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Ensinando por parábolas
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre as parábolas de Jesus.
Identificar as parábolas, que serão estudas neste trimestre, através dos títulos das lições.
Material:
01 quadro branco
02 cartolinas
01 mesa
Títulos das lições de 02 a 13 digitados
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem no centro do círculo uma mesa com os títulos das lições de 02 a 13 sobre ela.
- Perguntem:
Como seus professores da escola, que você está estudando, ensinam?
Aguardem as respostas e anote-as num quadro ou cartolina.
Qual a forma que seus professores da EBD estão ensinando?
Aguardem as respostas e anote-as num quadro ou cartolina.
- Falem: Vocês observaram que os professores têm maneiras diferentes de ensinar. Nesta lição, vamos estudar sobre o mestre Jesus que ensinava por parábolas.
- Em seguida, perguntem: Vocês podem citar uma parábola que Jesus utilizou para ensinar?
Aguardem as respostas, observem atentamente o que eles falam.
- Escolham uma das parábolas citadas e peçam para que eles recontem a história e depois solicitem que eles falem sobre o que Jesus queria ensinar com essa narrativa.
- Falem:
Agora, vocês vão identificar ou descobrir quais as parábolas de Jesus que vamos estudar.
Venham até a mesa, observem cada título da lição e descubram qual a parábola a que se refere.
Estipulem um tempo de no máximo 05 minutos para isto.
- Depois, anote cada resposta, se necessário corrija ou acrescente os nomes das parábolas.
- Parabenizem os alunos pelo esforço para relacionar os títulos com as parábolas.
- Agora, comecem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/adolescentescurriculo-2022-historia-da_24.html Acesso em 28 fev. 2022