ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: A História da Salvação
COMENTARISTA: THAIS A. G. DE PAULA MARTINS
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 3 – PECADO: A MAIOR PANDEMIA DA HISTÓRIA
Para refletir
“Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.” (Rm 3.23 - NVI).
Todos pecaram e falharam - Estritamente, todos pecaram; o Apóstolo relembra um ato cometido no passado sob a antiga dispensação, sem referência imediata ao presente: ele então prossegue dizendo que o resultado desse ato (como distinto do próprio ato) continua no presente. O resultado é que a humanidade, em conjunto, como ele a vê agora, e antes de entrar no alcance do novo sistema cristão da graça redentora de Cristo, fica aquém, perde ou deixa de obter a glória de Deus.
Glória de Deus - O que é essa glória? É a glória que será inaugurada para os santos na Segunda Vinda do Messias, mas, antes, algo que pode ser conferido no presente, a saber, o glória que vem do favor e da aprovação de Deus. Este favor e aprovação tanto judeus como gentios não tinham até então conseguido obter, mas agora está aberto a todos os que se tornem membros do reino messiânico.
Texto Bíblico em estudo: Gn 4.3-8;6.5-7.
O que é pecado
Na teologia, é utilizado como definição de pecado, a palavra Hamartiologia (do grego transliterado hamartia = erro, pecado + logós = estudo), como sugere o próprio nome, é a ciência que estuda o pecado e as suas origens e consequências, ou se preferível, o estudo sistematizado daquele tema (pecado). A palavra em hebraico traduzida como ‘errar’ acima é יַחֲטִֽא. Também é traduzido como pecado através do Antigo Testamento.
A Bíblia nos descreve como corrompidos da imagem que Deus nos criou. Como isso aconteceu? O livro de Gênesis na Bíblia registra isso. Pouco depois de serem feitos ‘à imagem de Deus’, os primeiros seres humanos (Adão e Eva ) foram testados com uma escolha. A Bíblia descreve a conversa deles com uma ‘serpente’. A serpente sempre foi entendida como Satanás – um espírito inimigo de Deus. Na Bíblia, Satanás geralmente fala por meio de alguém. Neste caso, ele falou através de uma serpente:
A tentação no jardim
Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?”
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva