ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Pré-Adolescentes: Servindo a Deus com meus talentos
COMENTARISTA: EZEQUIEL PEREIRA DA SILVA
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 9 – QUEM SÃO OS OBREIROS E OS DIÁCONOS?
Texto da lição
Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;
Guardando o mistério da fé numa consciência pura.
E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.1 Timóteo 3:8-10
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.2 Timóteo 2:15
A Bíblia diz:
“Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.” - Mateus 20.28
Objetivos da lição
EXPLICAR que o diácono cuida da ordem na igreja;
ENSINAR a missão de servir do ministério diaconal;
APONTAR a importância do diácono para o funcionamento da igreja.
Introdução
A perfeição, no sentido pleno da palavra, é um atributo exclusivo da divindade. Deus é perfeito por natureza, e todos os seus caminhos são perfeitos (2 Sm 22.31). O ser humano é imperfeito por natureza, seus caminhos são imperfeitos. No entanto, na Bíblia, encontramos recomendações para sermos perfeitos. Esta perfeição que devemos alcançar é o padrão instituído por Deus. Não podemos ser perfeitos na mesma medida de Deus, mas podemos ser perfeitos dentro dos padrões instituídos por Deus (Tg 3.2; Hb 9.11; Cl 4.12; 2 Tm 3.17; Fl 3.12,15; Ef 4.13; 2 Co 13.11; 1 Co 2.6; Mt 19.21; Mt 5.48; Is 38.3). Quando nos enquadramos nos padrões de Deus somos chamados perfeitos, retos, irrepreensíveis, completos, etc.
Em se tratando de obreiros, a Bíblia fala do “bom ministro” (1 Tm 4.6), do “obreiro aprovado” (2 Tm 2.15), do “bom despenseiro” (1 Pe 4.10), do “despenseiro fiel” (1 Co 4.2); do “bom soldado” (2 Tm 2.3), do “bom e fiel servo” (Mt 25.21). O adjetivo “bom, aprovado, fiel”, qualifica os agentes acima. A qualidade de “bom, aprovado, fiel” indica a excelência, eficiência e eficácia cristã e ministerial.
As diversas designações dos obreiros de Cristo, reflete o caráter da sua missão na obra. Essa missão é sempre refletida em forma de trabalho, serviço, labor e não de posição de exaltação ou superioridade.
• Obreiro – São os trabalhadores de uma obra. Os obreiros de Deus trabalham na obra de Deus na terra, a Igreja e o Reino de Deus. Cada obreiro exerce funções distribuídas conforme a soberana vontade de Cristo Jesus, o dono da obra.
• Ministro – Literalmente significa remador. Um subordinado a serviço de um superior.
• Despenseiro – Encarregado da despensa. Somos despenseiros dos mistérios de Deus (1 Pe 4.10).
• Soldado – O agente principal da guerra. Somos comparados a um soldado no campo de batalha (2 Tm 2.3).
• Embaixador – Mensageiro da paz, representante de Deus na terra (2 Co 5.20).
• Servo – Que ou aquele que, privado da liberdade, está submetido à vontade de um senhor, a quem pertence como propriedade. Nós pertencemos a Cristo como propriedade peculiar (Mt 25.21).
Todas estas designações, refletem o caráter do obreiro como servo de Cristo. Esta é a mais sublime designação de um homem pecador. Fonte:https://www.institutoteologicoadonai.com/post/o-bom-obreiro-da-casa-de-deus
1-Alguem que zela pela ordem no culto
O bom desempenho da função de obreiro é essencial para o sucesso do trabalho ministerial, desde o pastor até os líderes de ministério e todo corpo de obreiros precisam fazer bem o seu trabalho, e a sua conduta pode definir o êxito ou fracasso desta sublime missão.
Por isso precisamos nos auto analisar, juntamente com a ajuda do Espírito Santo que sonda os corações, ver os nossos erros, corrigir os nossos maus comportamentos se houver e crescer na Graça, lembrando sempre as palavras de Jesus, que precisamos dar frutos.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira