CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022
Juvenis: Uma viagem pelo Antigo Testamento
COMENTARISTA: THIAGO PANZARIELLO
COMENTÁRIO: PROFº GABRIEL FRANCISCO DA SILVA SANTANA
LIÇÃO Nº 2 – A ORIGEM DOS HEBREUS
INTRODUÇÃO
Possivelmente o termo “hebreu” tem origem num de seus principais ancestrais: Éber, da linhagem de Sem; bisneto de Noé. A tradição islâmica diz que desde cedo, Éber já combatia a idolatria. Gênesis 11 nos conta que ele viveu 430 anos, foi aparentemente abençoado e fecundo gerando filhos e filhas. Porém somente Pelegue é mencionado pelo nome. Seis gerações depois de si, nasceria um dos homens mais conhecidos da história, seu descendente Abraão. Mal sabia ele que seu nome ficaria eternizado por causa da descendência de Abraão de onde viria o Filho de Deus. No Novo Testamento há a famosa epístola Aos Hebreus. O apóstolo Paulo tinha orgulho de ser um hebreu (Filipenses 3.5,6).
Mas afinal, por que estudar sobre esse povo? Simples, a Bíblia tem como principal objetivo mostrar Cristo, tudo gira em torno do Messias. Como você vai entender Cristo sem saber sua origem? Como compreenderá o Novo Testamento se não estudar o Antigo? Eu sei que o Rei Jesus ficará muito satisfeito em você estudar não somente o que Ele falou quando veio em carne, mas também sobre tudo o que disseram a seu respeito, sua origem, seu povo, seus costumes, sua lei, suas poesias, seus cânticos. Nada melhor que viajar pelo Antigo Testamento, né? Semana passada tivemos nossa aula introdutória, e hoje faremos nossa primeira parada: a origem dos hebreus.
“Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Além do rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Naor; e serviram a outros deuses. Eu, porém, tomei a vosso pai Abraão dalém do rio e o fiz andar por toda a terra de Canaã; também multipliquei a sua descendência e dei-lhe a Isaque. E a Isaque dei Jacó e Esaú; e a Esaú dei a montanha de Seir, para a possuir; porém, Jacó e seus filhos desceram para o Egito. Então enviei Moisés e Arão e feri ao Egito, como o fiz no meio deles; e depois vos tirei de lá. E, tirando eu a vossos pais do Egito, viestes ao mar; e os egípcios perseguiram a vossos pais com carros e com cavaleiros, até ao Mar Vermelho. E clamaram ao Senhor, que pôs uma escuridão entre vós e os egípcios, e trouxe o mar sobre eles, e os cobriu, e os vossos olhos viram o que eu fiz no Egito; depois habitastes no deserto muitos dias. Então eu vos trouxe à terra dos amorreus, que habitavam além do Jordão, os quais pelejaram contra vós; porém os entreguei nas vossas mãos, e possuístes a sua terra, e os destruí de diante de vós.” Josué 24:2-8
OS HEBREUS/ORIGEM
Embora atualmente as palavras "hebreu", "judeu" e "israelita" sejam entendidas como sinônimos, histórica e etimologicamente elas têm significados diferentes.
A palavra “israelita” identifica um grupo específico de hebreus, os descendentes de Jacó, filho de Abraão, que teve seu nome alterado para Israel, ou seja, “o que luta com Deus”. Por sua vez “judeu” refere-se a um grupo específico de israelitas, aos descendentes Judá (Iehudá), um dos doze filhos de Israel, cuja descendência formou a tribo que deu origem ao reino de Judá. Os hebreus compreendiam um grupo de clãs e tribos semíticas seminômades, que seriam aparentados com os arameus (siros); isso corrobora com o relato bíblico presente em Deuteronômio 26.5 “Arameu, prestes a perecer, foi meu pai, e desceu ao Egito, e ali peregrinou com pouca gente, porém ali cresceu até vir a ser nação grande, poderosa e numerosa.”
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFº GABRIEL FRANCISCO DA SILVA SANTANA
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]