ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Juvenis: FALSO OU VERDADEIRO – como combater as ideologias do nosso tempo
COMENTARISTA: Verônica Araújo
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 8 - UMA VISÃO BÍBLICA CONTRA O CORPO
Aprendemos, na lição anterior, que o Criador de todas as coisas é o nosso Deus. Ora, se Ele é o Criador de algo tão maravilhoso como o Universo e o Ser Humano, é imprescindível que estabeleça as regras. O ato de agir e declarar como o movimento feminista dizendo que o corpo nos pertence e, por isto, estabelecemos as regras, é o reflexo de uma nação distanciada do Senhor, que não reconhece o senhorio divino. Biblicamente, temos a convicção de que fomos gerados por nosso Deus e formados, em cada detalhe, no ventre de nossa mãe. O Senhor estava lá, cuidando de nós para que todos os detalhes fossem perfeitamente trabalhados. Quem já não ficou extasiado diante de um bebê e, até mesmo, declarou: como pode um ser tão perfeitamente formado em nove meses ser gerado dentro de um outro ser humano, sem nenhuma interferência dele? Não se trata de obra do acaso, mas da poderosa mão do Criador atuando maravilhosamente para que aquele corpo fosse gerado com todas as suas competências no presente e no futuro.
O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida. (Jó 33.4)
Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. (Sl 139. 13-16)
Sendo assim, fomos criados para pertencer ao Senhor, para louvá-lO, engrandecer o Seu nome e o nosso corpo é o veículo pelo qual onde todo este louvor se concretizará: “A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz” (Is 43.7) O Senhor é bom, é fiel, concede-nos tudo o que precisamos para sobreviver no planeta Terra, supre as nossas carências espirituais e emocionais. Tudo o que temos e somos vem dEle, tudo o que fizemos é para Ele, para Sua glória e para o Seu louvor: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! [...] Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente.” (Rm 11.33,36)
Não tenho palavras
Pra agradecer Tua bondade
Dia após dia, me cercas
Com fidelidade
Nunca me deixes esquecer
Que tudo o que tenho
Tudo o que sou, o que vier a ser
Vem de Ti, Senhor
Dependo de Ti, preciso de Ti
Sozinho nada posso fazer
Descanso em Ti, espero em Ti
Sozinho nada posso fazer (Disponível em: https://www.letras.mus.br/diante-do-trono/66180/. Acesso em 16 nov.2024)
O Senhor nos deu um corpo sadio para que, por meio dele, pudéssemos exercer as nossas faculdades mentais e nos desenvolvermos com plenitude. Ou quem não se lembra do provérbio grego: “mens sana in corpore sano” (mente sadia num corpo sadio)? Para servirmos bem a Deus, é preciso termos consciência de que somos mordomos deste corpo, responsáveis por ele. O corpo é nosso, mas as regras são de Deus e precisamos segui-las, pois em nosso corpo o Senhor habita, haja vista que ele é comparado ao tabernáculo que será transformado num corpo glorioso:
Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. (II Co 5.1-4)
Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado. (II Pe 1.14)
No momento, somos dotados de um corpo perecível, uma habitação móvel que nos acompanha apenas na caminhada neste mundo, mas aponta apenas para a perenidade, para o que é passageiro. No entanto, o que podemos aprender acerca do tabernáculo em relação ao nosso corpo?
1. O tabernáculo era uma construção móvel que sempre estava em movimento, pois o povo se dirigia à Terra Prometida. Nosso propósito, tal como diz os apóstolos Paulo e Pedro é sermos revestidos da nossa nova habitação e deixar este tabernáculo para habitar na Canaã Celestial.
2. Foi utilizado apenas num período da História de Israel, haja vista que foi substituído por algo muito mais glorioso, como o templo de Salomão. Nós teremos nosso corpo transformado por um corpo glorioso: “E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor.” (I Rs 8.11) “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.” (Fp 3.20,21)
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA