ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Juvenis: FALSO OU VERDADEIRO – como combater as ideologias do nosso tempo
COMENTARISTA: Verônica Araújo
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 7 - EVOLUCIONISMO E CRIACIONISMO
O naturalista Charles Darwin (1809 – 1882) destacou-se no cenário das Ciências Biológicas quando publicou a sua magna obra Origem das Espécies (1869). Este livro causou tão grande abalo no cenário científico que suas ideias foram logo aceitas num cenário onde o ateísmo imperava e os homens começaram a rejeitar a religiosidade católica, por causa da corrupção e a pecaminosidade na igreja, falsidade dos líderes e da mensagem. O pensamento darwinista foi aceito porque os estudiosos viam sentido no fato de haver uma mesma origem para todas as espécies, as quais passam por mudanças conforme o tempo decorre. Como chegou a esta conclusão? É o que veremos a seguir....
Johnston (2018, p.82-85) relata que o avô e o pai de Darwin eram médicos ávidos por novas ideias filosóficas. O pai dele também se interessava por ideias emergentes na ciência. Darwin, assim como sua família, também estudou Medicina na Universidade de Edimburgo, ainda que tenha concluído sua graduação no Christ’s College em Cambridge, onde se interessou pelos aspectos da Ciência Natural. Este interesse nas filosofias materialistas era um desafio à teologia cristã.
Em dezembro de 1831, Darwin partiu com o capitão Robert FritzRoy no navio Beagle. Nesta viagem, ele deu a volta ao redor do mundo. Foi o Arquipélago de Galápagos no Pacífico, a oeste da região da América do Sul, a área mais interessante, aonde ele mais se demorou e ficou fazendo pesquisas. Já havia lido Princípios de Geologia (Charles Lyell), obra que fala do desaparecimento de algumas espécies e aparecimento de outras faunas. Tal obra deu suporte para a elaboração da teoria.
Esta viagem durou cerca de cinco anos, período no qual ficou Darwin ficou explorando terras, investigando a flora e a fauna locais, coletando diferentes espécimes. Após diversas conversações com outros cientistas, bem como observações (equivocadas), ele conclui que as espécies evoluem para novas espécies pois se ajustam por meio da seleção natural e adaptam-se às condições do ambiente, do ecossistema. A partir destas conclusões, surgiu o best-seller Origem das Espécies. E foi assim que ele se tornou uma celebridade. Anos mais tarde, ele escreveu A descendência do homem. É nesta obra que menciona a evolução da espécie humana, enfatizando a descendência dos macacos.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA