ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Juvenis: UM ESTUDO PANORÂMICO DE APOCALIPSE
COMENTARISTA: PAULO HENRIQUE RODRIGUES DA SILVA
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 8 - O ANTICRISTO E A SUA DESTRUIÇÃO
Nas Escrituras, encontramos diversos opositores de Cristo e de Seus ensinos, mas o único livro a mencioná-lo como o Anti-cristo ( opositor de Deus e de Cristo, aquele que é contra, ou seja, “anti”) é o apóstolo João, tal como nos seguintes exemplos e nomenclaturas: Homem do pecado e Filho da perdição (Paulo); o falso Cristo (João). A dissimulação é evidenciada a partir do instante que se apresenta como o falso Redentor da humanidade, como o político ideal que agregará os povos, contribuindo para a paz mundial, para a distribuição justa das riquezas no mundo. Ou seja, a Economia Mundial, pela primeira vez, será estruturada de modo equânime. Estes fatores contribuirão para que desperte a segurança, a confiança e a disposição das pessoas pra contribuírem com seu governo, acreditando em tudo no que ele diz. No entanto, as Escrituras deixam claro a seguinte recomendação:
Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. (II Ts 2.3,4)
Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós. E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas. Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. (I Jo 1.18-22)
Portanto, o Anticristo jamais será imitador de Cristo, porque será o opositor de Cristo, aquele que rejeita tudo o que tem origem em Deus. É imprescindível lembrar que todo espírito que rejeitar a Cristo é um anticristo. Sendo assim, há diversos anticristos, sempre houve e haverá no decorrer da história. Também não podemos negar que o espírito do Anticristo já está neste mundo, habita entre nós. Ele ainda não se manifestou, mas a influência maléfica que nega os ensinamentos de Cristo, a influência das filosofias materialistas contemporâneas que negam os preceitos cristãos já está presente no mundo inteiro, tornando-se um espaço ideológico para que o iníquo encontre guarida quando for emitir seus discursos: “Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda.” (II Ts 7,8)
No livro de Apocalipse, ele é a besta que sobe do mar: “E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.” (Ap 13.1). O mar representa as nações, as quais levantarão o iníquo, dando-lhe legitimidade para agir.
Ele é apontado como uma Besta, um ser de caráter animalesco, selvagem, vil. Vimos que o dragão, em Ap 12.3, tinha sete cabeças e dez chifres e sobre a cabeça sete diademas; a besta também tinha sete cabeças e dez chifres, mas os seus chifres tinham dez diademas. O profeta Daniel também viu este animal em Dn 7.23,24:
Disse assim: O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços. E, quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis.
Temos, portanto, a confirmação bíblica de que o Anticristo se levantará a partir do apoio de outros três reis que lhe darão o suporte necessário para assumir a posição de Imperador Mundial.
E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio. E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta. E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses. E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. (Ap 13.2-6)
A aparência, a semelhança da Besta com estes animais, faz referências aos grandes impérios mundiais da Antiguidade: a Babilônia é o leão cuja boca fala soberbamente e a força é descomunal, exercendo assim um domínio absoluto e autocrático quando irá predominar a perseguição, blasfêmia contra a Palavra de Deus e matança dos fiéis; os pés como os de urso falam do poder compassado da Pérsia, o poder forte, consolidador, estável e esmagador dos passos do urso; ela é semelhante ao leopardo porque trará, em si, todo o brilho da Grécia e a vigilância felina deste animal que é rápido, veloz, um conquistador incansável. É desta forma, que o Anticristo tomará o poder. A Fera Terrível que representa o Império Romano condensa, em si, toda a força e crueldade do império babilônico, persa e grego. Traz consigo a impetuosidade destes povos, a barbárie para a destruição, para a conquista. Sendo assim, a Besta reúne características de todos os impérios anteriores. O Dragão deu-lhe o seu poder e o seu trono e todo o seu poderio para atuar contra os santos.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA