ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Juvenis: UM ESTUDO PANORÂMICO DE APOCALIPSE
COMENTARISTA: PAULO HENRIQUE RODRIGUES DA SILVA
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 7 - UM DRAGÃO?
O capítulo 12 de Apocalipse apresenta um dos temas mais curiosos das Sagradas Escrituras, o qual muitas perguntas têm gerado. Sendo assim, procuraremos respondê-las no decorrer do comentário.
Consultando o site do Dicionário de Respostas Bíblicas, com a pergunta: “Existe dragão na Bíblia? Verificamos que a Bíblia não menciona a verdadeira existência de dragão. Ele é usado como metáfora (comparação abreviada) para o diabo. Não há evidências de que se trata de uma criatura real.
O dragão tem surgido em lendas pelo mundo inteiro no formato de criatura mitológica, como um ser que tem escamas, voa e cospe fogo. As lendas podem retratar uma criatura marinha ou terrestre, sábia ou ruim; tais circunstâncias o associam à magia ou a coisas espirituais
Cientificamente, não há meios de se comprovar a existência de dragões. Esta lenda encontrou inspiração na mescla de características de grandes animais terrestres ou marinhos, como os dinossauros.
O diabo é representado pelo dragão no Apocalipse. Sua função é usar sua força para lutar contra o povo de Deus para ser derrotado no final:
E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. (Ap 12.7-9)
Portanto, não há possibilidade de conceber que o diabo seja verdadeiramente um dragão, materialmente falando. Trata-se de um ser espiritual que revela realidades espirituais. O dragão, em si, não simboliza sua força e seu poder. Visto como um dragão, o diabo torna-se um predador perigoso, que quer nos destruir: “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” (Ap 12:17).
O único ser, apresentado nas Escrituras, com características semelhantes ao dragão é o Leviatã. Descrito em Jó 41 como um bicho que existe (ou existia) na natureza. A descrição do Leviatã em Jó o assemelha ao dragão:
É perigoso: “Põe a tua mão sobre ele, lembra-te da peleja, e nunca mais tal intentarás. Eis que é vã a esperança de apanhá-lo; pois não será o homem derrubado só ao vê-lo?” (Jó 41.8,9)
Tem dentes grandes: “Quem abrirá as portas do seu rosto? Pois ao redor dos seus dentes está o terror.” (Jó 41.14)
Tem escamas duras, como armadura: “As suas fortes escamas são o seu orgulho, cada uma fechada como com selo apertado. Uma à outra se chega tão perto, que nem o ar passa por entre elas. Umas às outras se ligam; tanto aderem entre si, que não se podem separar.” (Jó 41.15-17)
Cospe fogo: “Cada um dos seus espirros faz resplandecer a luz, e os seus olhos são como as pálpebras da alva. Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela. Das suas narinas procede fumaça, como de uma panela fervente, ou de uma grande caldeira. O seu hálito faz incender os carvões; e da sua boca sai chama”. (Jó 41.18-21)
Apesar de apresentar todas estas características, o Leviatã não voa, não detém poderes mágicos como os dragões das lendas e dos filmes. Por isto é complexo dizer que o Leviatã é um dragão. No entanto, tal como o dragão, o Leviatã representa poder e perigo.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA