Jovens

Lição 10 - As Lutas dos Hebreus no Tempo da Conquista II

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020

Jovens: : TEMPO DE CONQUISTAS: fé e obediência no livro de Josué

COMENTARISTA: REYNALDO ODILO

COMENTÁRIO: CPAD

LIÇÃO Nº 9 - OS GIBEONITAS ENGANAM JOSUÉ

Prezado(a) professor(a), com a graça de Deus, estamos iniciando o preparo de mais uma lição. Segue abaixo o subsídio elaborado pelo comentarista do trimestre, pastor Reynaldo Odilo:

Introdução

Eva, a esposa de Adão, preferiu confiar na serpente do que na palavra de Deus, vindo, assim, a abrir a porta para o pecado, consumando, juntamente com seu marido, o evento teológico denominado Queda (Gn 3.1-7). Sansão, um dos mais renomados juízes de Israel, em desobediência a Deus, envolveu-se emocionalmente com uma filisteia, a qual lhe enganou, tirou-lhe as forças, roubou-lhe a visão (Jz 16.4-21). Um certo homem de Deus, que foi usado grandemente pelo Senhor, desprezou a orientação divina, dando crédito às palavras de um falso profeta, e, por isso, foi morto por um leão (1Rs 13.1-24). O que esses três personagens têm em comum: imprudência, consubstanciadas no fato de que não se esconderam do mal (Pv 22.3), mas “negociaram” com ele e, assim, amargaram grande prejuízo.

A lista dos indivíduos que, na Bíblia, e na vida, agiram imprudentemente é longuíssima. Na verdade, poucos santos de Deus cujas biografias parciais foram expressas nas Escrituras não demonstraram, em suas condutas, traços de imprudência. Talvez Daniel e Neemias sejam os únicos representantes desta seleta lista no Antigo Testamento. No Novo Testamento, além de Jesus, quiçá apenas Estevão e José, o marido de Maria, tenham condições de integrarem esse rol. Assim, pode-se afirmar, com convicção, que a imprudência se constitui em uma das regras comportamentais mais presentes na natureza humana decaída.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/jovens/2065-li%C3%A7%C3%A3o-9-os-gibeonitas-enganam-josu%C3%A9.html Acesso em 27 maio 2020

Copyright © 2003 - 2020 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.