ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Jovens: A Verdadeira Religião - Um Convite à Autenticidade na Carta de Tiago
COMENTARISTA: Eduardo Leandro Alves
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO 7 - AUTENTICIDADE E SABEDORIA
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
A SABEDORIA AUTÊNTICA
O que é sabedoria? Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Uma pessoa pode ser culta e tola. Hoje se dá mais valor à inteligência emocional do que à inteligência intelectual. Uma pessoa pode ter muito conhecimento e não saber se relacionar com as pessoas. Ela pode ter muito conhecimento e não saber viver consigo e com os outros.
A verdadeira sabedoria é conhecida através das ações das pessoas, pois ela vem acompanhada das boas obras. Muitos se dizem sábio por possuírem um certo nível de conhecimento secular, contudo, seus gestos e ações demonstram uma verdadeira arrogância, denotando, assim, a falta da verdadeira sabedoria.
Quando falamos de sabedoria, não podemos desprezar que pelo menos dois tipos são observados: a sabedoria terrena e a sabedoria divina. A sabedoria terrena pode ser conquistada através de elementos humanos, e suas principais características, assim como descreveu Tiago, são inveja amarga e sentimento faccioso. Aquela pessoa que possui apenas a sabedoria terrena, se restringe a tentar apresentar um nível de conhecimento que visa superar o de todos, mostrando assim uma mera arrogância humana, que se apresenta como uma inteligência acima do normal.
Por outro lado, precisamos de mais pessoas possuidoras de um nível de sabedoria que somente é conquistada através da busca pelas coisas que são de cima. Essa é cheia de misericórdia e apresenta bons frutos, pois foi adquirida com o Pai celestial, e tudo que vem dEle é perfeito e amável. Sabedoria é também olhar para a vida com os olhos de Deus. A pergunta do sábio é; em meus passos, o que faria Jesus? Como ele falaria, como agiria, como reagiria? Cristo não foi um mestre da escola clássica. Ele ensinou os seus discípulos na escola da vida. Ensinar a sabedoria é mais importante do que apenas transmitir conhecimento.
FRUTOS DA SABEDORIA AUTÊNTICA
Tiago mostra, também, que essa sabedoria se reflete nos relacionamentos (3.13.14). Sábio é aquele que é santo em caráter, profundo em discernimento e útil nos conselhos. Você conhece o sábio e o inteligente pela mansidão da sua sabedoria e pelas suas obras, ou seja, imitando a Jesus, que foi manso e humilde de coração (Mt 11.29).
Por isso que a sabedoria autêntica apresenta frutos que são agradáveis aos olhos, pois entregam um caráter que somente um cristão verdadeiro pode possuir. Quem a possui, automaticamente é destacado como uma pessoa que figura como presença distinta no ambiente, por transmitir paz, justiça, amor, bondade, sinceridade e imparcialidade.
Quando uma pessoa se diz sábia e correta, mas sua conduta agrega guerras, dissenções, e principalmente uma arrogância intelectual, ela não pode ser contada como sábia, pois não aprendeu ainda que a sabedoria que vem do alto aproxima e ajunta as pessoas.
Por fim, de tudo o que foi falado nesse ponto, o que precisamos destacar para os nossos jovens é que a sabedoria autêntica é destacada por uma integridade ímpar, que conquista e fortalece o respeito, bem como provoca nas pessoas as reações mais sinceras que as fazem desejar ter a sabedoria que vem do alto.
HUMILDADE E SABEDORIA DO ALTO
Há uma sabedoria que vem do alto e outra que vem da terra. Há uma sabedoria que vem de Deus e outra engendrada pelo próprio homem. [...] A verdadeira sabedoria vem de Deus, do alto, visto que ela é fruto de oração (1.5), ela é dom de Deus (1.17). Essa sabedoria está em Cristo: Ele é a nossa sabedoria (1Co 1.30). Em Jesus nós temos todos os tesouros da sabedoria (Cl 2.3). Essa sabedoria está na Palavra, visto que ela nos torna sábios para a salvação (2Tm 3.15). Ela nos é dada como resposta de oração (Ef 1.17; Tg 1.5). Aquele que é verdadeiramente sábio sabe que precisa mais e mais de Deus, e por isso compreende que é completamente dependente dEle. Essa humildade verdadeira faz com que o possuidor da sabedoria que vem do alto constantemente se humilhe debaixo da potente mão de Deus, para que Ele mesmo possa conduzir os seus passos diante dos homens.
Fato é que precisamos de mais pessoas assim. Pessoas que reconheçam seus limites pessoais e busquem em Deus direcionamento para poderem prosseguir na caminhada. Muitos se acham poderosos demais, e se esquecem de que o Senhor é aquele que os sustentam na jornada.
Precisamos ser mais dependentes de Deus, e assim destacar a nossa sabedoria em ouvir o seu convite para vivermos em uma vida de oração e leitura da palavra, para que sejamos fortalecidos constantemente, e possamos ser contados como sábios no tempo presente.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA