ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Jovens:ALCANCE UM FUTURO FELIZ E SEGURO- Conselhos de Salomão no livro de Provérbios: Um convite à sabedoria e às promessas de proteção.
COMENTARISTA: Marcelo Oliveira
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO 2 - SABEDORIA, PROTEÇÃO E CONFIANÇA
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
SABEDORIA COMO ESCUDO PROTETOR
Como já compreendido, a sabedoria divina que adquirimos mediante aos ensinos estatuídos na Palavra de Deus, nos conduz a uma vida plena. O livro de Provérbios apresenta um conteúdo de alguém que entendeu que não existirá ninguém sábio distante dos preceitos divinos, pois o conhecimento humano é falido em sua origem.
Somente entesourando a Palavra de Deus em nossa mente é que aprenderemos a viver de modo sábio e justo em nosso relacionamento com Deus (Pv 2.5). Podemos vencer o pecado, tendo os mandamentos de Deus em nosso coração (Sl 119.11) e a Palavra de Cristo habitando dentro de nós (Jó 15.7; Tg 1.21).
A condução de uma vida de maneira sábia somente será possível quando ouvimos a voz de Deus. Ouvindo às suas Palavras e Mandamentos, estaremos seguros diante da Sua vontade, pois Ele como o Pai que orienta, será o mesmo que protegerá aqueles que tem a sua vida pautada segundo os Seus preceitos.
O ponto de partida da sabedoria é Deus, e sua Palavra revelada, a fonte de “conhecimento e entendimento” (Pv 2.6). Nesse sentido, a sabedoria é o dom de Deus para nós. Mas Ele a dá somente àqueles que a buscam fervorosamente. Mas como a sabedoria de Deus está oculta para os rebeldes e tolos, é preciso esforço para encontrá-la e usá-la.
Porém, essa sabedoria não deve ser lida e ouvida somente, mas precisamos guardar todas as orientações e ensinamentos divinos em nosso coração, a fim de blindar a nossa alma contra as investidas malignas.
O estudo da Palavra de Deus deve ser acompanhado de perseverante oração, em que o crente contritamente clame por sabedoria e discernimento. É possível que só pelo estudo alguém se torne um erudito bíblico, mas a oração aliada ao estudo da Palavra de Deus leva o Espírito Santo a lançar mão da revelação divina e nos fazer pessoas espirituais.
A SABEDORIA COMO MATURIDADE CRISTÃ
Confiar no Senhor é fundamental em nosso relacionamento com Deus e tem base na premissa de que Ele é fidedigno. Como filhos de Deus, podemos ter a certeza de que nosso Pai celestial nos ama e que cuidará fielmente de nós, conduzir-nos-á no caminho certo e cumprirá as suas promessas. Nos tempos mais difíceis da nossa vida, podemos entregar ao Senhor o nosso caminho e confiar nele para agir em nosso favor.
Ao obter a sabedoria, ela nos conduzirá por um trilho de maturidade. Por isso que todo acontecimento que nos permite crescer e evoluir deve ser tratado com muita importância, pois automaticamente Deus estará nos fazendo ser mais maduros, tanto espiritualmente como moral e socialmente.
Nós obtemos a sabedoria por meio de um constante processo de crescimento. Em primeiro lugar, devemos confiar em Deus e honrá-lo. Em segundo lugar, devemos perceber que a Bíblia nos revela a sabedoria do Senhor. Em terceiro lugar, devemos tomar uma série de decisões corretas, durante a vida inteira, e evitar armadilhas morais. Em quarto lugar, quando tomarmos decisões erradas ou cometermos enganos, devemos aprender com nossos erros, e nos recuperar. As pessoas não desenvolvem imediatamente todos os aspectos da sabedoria. Por exemplo, algumas pessoas têm mais discernimento que critério; outras têm mais conhecimento que bom senso. Mas podemos orar, pedindo todos os aspectos da sabedoria e tomar as medidas para desenvolvê-los.
Outro ponto também é o fator de aprendizagem divina utilizando o meio da disciplina. Muitos não entendem que sendo corrigidos estão aprendendo, e com isso nos tornando sábios em muitos aspectos da vida.
Disciplina parece algo negativo, para muitas pessoas, porque algumas das pessoas que disciplinam não o fazem com amor, mas Deus é a fonte de todo o amor. Ele não nos pune porque gosta de infligir dor, mas porque está profundamente interessado em nosso desenvolvimento. Ele sabe que, para que nos tornemos moralmente fortes e bons, devemos aprender a diferença entre o certo e o errado. Sua amorosa disciplina nos capacita para que o façamos.
SABEDORIA, VIDA PROTEGIDA E CONFIANÇA
As bênçãos decorrentes da sabedoria incluem: aprender a temer ao Senhor e daí ser protegido contra o mal ao longo da caminhada da vida (Pv 2.5-8); poder discernir entre o bem e o mal e assim evitar as tragédias do pecado (Pv 2.11); disposição para evitar pessoas más e conviver com pessoas boas e justas (Pv 2.12-15,20); abster-se da imoralidade sexual (Pv 2.16- 19); e receber as bençãos prometidas por Deus (Pv 2.21).
Estar dentro da vontade de Deus, e crescer em sabedoria com seus estatutos, nos permitirá viver em segurança, compreendendo que embora tudo esteja caminhando para um profundo desastre nessa vida, teremos a certeza de uma vida plena em alegria na eternidade com Ele.
Deus dá sabedoria e vitória aos piedosos, mas não aos que se deixam levar pela vida ou agem de maneira irresponsável no que diz respeito aos seus dons e recursos. Se formos fiéis a Ele e tivermos nosso propósito na vida claramente em mente, Ele nos protegerá da soberba e da avareza.
O livro de Provérbios contém muitas declarações veementes a respeito dos benefícios da sabedoria, incluindo vida longa, riqueza, honra e paz. Se você não tem essas coisas, isso quer dizer que você tem pouca sabedoria? Não necessariamente. Em vez de garantias, essas declarações são princípios gerais. Em um mundo perfeito, o comportamento sábio sempre levaria a esses benefícios. Mesmo em nosso mundo perturbado, uma vida sábia normalmente resulta em óbvias bençãos.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA