ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARNAMIRIM/RN - ADPAR
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Jovens: O PADRÃO BÍBLICO PARA A VIDA CRISTÃ - Caminhando segundo o ensino das Escrituras
COMENTARISTA: Alexandre Coelho
COMENTÁRIO: PR. ERIVANDRO GALDINO
LIÇÃO 9 - A REALIDADE BÍBLICA DAS FINANÇAS
INTRODUÇÃO
Um dos maiores desafios do ser humano é lidar com os recursos financeiros. Vivemos em um mundo onde o dinheiro é largamente utilizado e a sua influência alcança todas as pessoas, quer creiam em Deus, quer não. E o que o cristianismo ensina sobre o dinheiro e o seu uso, e de que forma esses ensinos podem ser aplicados às nossas vidas? Deus, em sua Palavra, nos mostra a importância que o dinheiro tem na nossa vida pessoal e familiar, a forma como adquiri-lo e os cuidados necessários para que ele não se torne um deus em nossas vidas.
I- O DINHEIRO E SUA UTILIDADE.
1. UMA BREVE HISTÓRIA.
Para que possamos compreender a importância do dinheiro, vejamos um pouco da sua história. Segundo historiadores e financistas, o dinheiro surgiu da necessidade de se mensurar quantidades de valores para se adquirir bens. Nos tempos antigos, a troca ou escambo era utilizada para que as pessoas pudessem ter os bens ou serviços de que necessitavam. Mas como calcular o valor de um bem? Se eu tenho, a título de exemplo, cinco sandálias de couro e desejo trocá-las por duas sacas de grãos, que tipo de equivalência haveria entre esses bens? Como ter certeza de que nessa troca uma pessoa não ganharia mais e a outra, menos? O sistema de trocas serviu por um bom tempo, até que houvesse a uniformização de um bem que representasse um valor: o dinheiro. Então surgiram as moedas de metal, produzidas inicialmente de metais preciosos, e depois feitas de metais não tão valiosos.
O tempo passou, e o papel passou a ser usado para representar determinados valores, chamado de papel moeda. Hoje existem transações bancárias feitas por meios digitais, de tal forma que o dinheiro virtual vem dominando a economia na maioria dos países. E por mais que os modelos de moedas ou transações monetárias possam ter evoluído e mudado com o passar do tempo, o dinheiro é necessário para todas as pessoas, e para muitas delas, ter dinheiro é sinal de status e de poder. Mas o dinheiro tem suas “armadilhas”, e uma delas é a nossa capacidade de mensurar valores de forma equivocada. Mesmo que saibamos que há preços diferentes para certas coisas, podemos não pensar racionalmente quando temos em mãos recursos.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr. Erivandro Galdino