ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Jovens:O PADRÃO BÍBLICO PARA A VIDA CRISTÃ – CAMINHANDO SEGUNDO OS ENSINOS DAS SAGRADAS ESCRITURAS
COMENTARISTA: Alexandre Coelho
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO 8 - A REALIDADE BÍBLICA DO TRABALHO
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
A PERSPECTIVA BÍBLICA DO TRABALHO
Existe um pensamento falido, compreendido a partir de uma interpretação equivocada, de que quando Adão foram criado por Deus o trabalho não existia. Muitos afirmam até que o trabalho só começou a existir a partir do advento da queda, como forma de punição divina ao pecado cometido pelo primeiro casal.
Contudo, não é assim que lemos nas Sagradas Escrituras. Primeiro, a própria criação denota a realização de um trabalho por parte de Deus, sendo que dentro de uma perspectiva superior. O Deus que trabalhou na criação de todas as coisas, determinou que o homem trabalhasse para cuidar daquilo que Ele fez (Gn 2.15).
O trabalho antes da queda existia, porém com um caráter prazeroso a fim de que a manutenção da criação fosse administrada pelas mãos de Adão. Após a queda, contudo, o trabalho se tornou algo pesado e difícil, trazendo um peso para o ser humano, tendo em vista que o pecado afetou a todas as coisas (Gn 3.17).
O prazer em trabalhar agora estava transformado em algo mais doloroso e árduo (Gn 3.17-19), trazendo ao homem uma das consequências que o pecado entregou para ele. É certo que a percepção de trabalho foi piorando ao passar dos séculos, muito em função de distorções por parte dos homens.
Relatos históricos mostram, ao longo dos séculos, que muitos homens morreram em uma busca desenfreada pelo trabalho ao longo dos séculos, visando o enriquecimento a qualquer custo, como no caso do fatídico episódio da corrida do ouro em Serra Pelada-PA. Outros numa atitude cruel e terrível decidiram capturar homens negros do continente africano para servirem como escravos em suas terras.
Isso mostra como o pecado afetou o trabalho ao longo dos tempos, tornando-o mais penoso e difícil. Todo homem precisa trabalhar para conquistar o seu sustento. O próprio apóstolo Paulo diz: “se alguém não quiser trabalhar, não coma também” (2 Ts 3.10).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA