ASSEMBLEIA DE DEUS - PORTO VELHO/RO
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017
Jovens e Adultos - Betel - Evangelismo, missões e discipulado: S tarefa primordial da Igreja
COMENTARISTA: OÍDES JOSÉ DO CARMO
COMENTÁRIO: EV. CLÁUDIO ROBERTO DE SOUZA
LIÇÃO Nº 11 - O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO DISCÍPULO I
...
INTRODUÇÃO
Neste e no próximo capítulo abordaremos o tema: O processo de formação do discípulo.
Agora, os principais pontos da doutrina da Salvação (Soteriologia), elementar da fé cristã serão pinceladas e veremos como as mesmas devem nortear a vida do cristão, principalmente os novos discípulos.
Tudo começa com a pregação do evangelho e a conversão do homem. Através do Espírito Santo somos convencidos do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8), nos tornamos santos (Ef 1.13) e por Ele os fiéis são separados, selados, distinguidos e marcados como propriedade peculiar de Deus (Tt 2.14).
1 – A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS PASSOS
O Evangelho é a única mensagem capaz de produzir uma nova vida no ser humano.
É comum ouvirmos de alguns cristãos que os servos de Deus possuem duas datas de nascimento, a primeira é cronológica e diz quantos anos temos; a segunda se refere a data de conversão. A singeleza da expressão está exatamente em enaltecer o seu novo nascimento em Jesus Cristo (Ef 2.1).
Não há filiação em Deus senão houver novo nascimento, pois este é a premissa para que o homem esteja apto a ser integrado no Seu Reino (Jo 3.3-5).
1.1 – É preciso nascer de novo
A humanidade caminha às cegas sem compreenderem o grande plano de salvação desenvolvido e orquestrado por Deus.
A anunciação do Evangelho permitirá ao homem mergulhado em suas ofensas e pecados contra Deus, reconhecer as suas misérias e o seu estado natural de inimizade contra o Criador (Ef 2.15). É Deus, através do Espírito Santo, quem opera o renascimento do novo homem em nós, regenerado para servir ao Senhor.
Bispo Oídes destaca três expressões que podem definir a situação do ser humano diante de Deus.
1. Geração
Gênesis 1:27
27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. (ARC)
Deus cria o homem conforme a sua imagem e semelhança e conforme já estudamos em capítulos anteriores (lição 6 – Deus, o Autor de Missões), o homem era perfeito sob os seguintes aspectos:
1.1 – Espiritual, pois não havia pecado;
1.2 – Moral, pois não havia corrupção do caráter;
1.3 – Físico, pois não havia enfermidades, dores ou mesmo a morte;
2. Degeneração
Efésios 2:1-3
1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2 em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;
3 entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. (ARC)
O pecado deformou a natureza humana, escravizando-a. O homem degenerado vive as margens da comunhão com Deus;
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]
Fonte: https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/betel-adultos-3o-trimestre-2017-licao-11-processo-formacao-do-discipulo-i/ Acesso em 06 set. 2017