Jovens e Adultos Betel

Lição 11 - Jovens e Adultos - O processo de formação do discípulo I - Artigo I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Evangelismo, missões e discipulado: S tarefa primordial da Igreja

COMENTARISTA: OÍDES JOSÉ DO CARMO

COMENTÁRIO: MS. GIDERSI VILAR B. VIANA

LIÇÃO Nº 11 - O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO DISCÍPULO I

...

INTRODUÇÃO

Ao iniciar a vida cristã o discípulo deve dar seus primeiros passos, que são de extrema importância para sua formação como cristão.

1. A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS PASSOS

Os primeiros passos são considerados o inicio da jornada cristã, porque é através deles que chegamos ao conhecimento do Reino de Deus, e assim nascemos para uma nova vida em Cristo.

1.1. É preciso nascer de novo

Nossa entrada no Reino de Deus, se dar através do novo nascimento, este novo nascimento acontece através da regeneração, podemos definir regeneração da seguinte maneira: É um ato secreto de Deus pelo qual ele nos concede nova vida espiritual. Isso às vezes chamamos de “nascer de novo”. Na linguagem de João 3.3-8. Esta grande obra procede de Deus: Filhos nascidos não do sangue, nem da vontade carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (Jo 1.13). Este novo nascimento é essencial à visão espiritual, como podemos conferir no Evangelho segundo João 3.3. Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que quem não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus, através da regeneração se produz nova criatura. Portanto se alguém está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas já passaram tudo se fez novo (2 Co 5.17). Também se faz necessária à salvação, o Apostolo Paulo escrevendo sua epístola a Tito nos faz um alerta: Não por obras de Justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia ele nos salvou mediante a lavagem da regeneração e da renovação pelo Espirito Santo (Tt 3.5; Tg 1.18; 1 Pe 1.3). A obra regeneradora acontece na vida do homem não por mérito próprio do homem, mas mediante a palavra de Deus. Tendo sido regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível pela palavra de Deus, a qual vive e permanece para sempre (1 Pe 1.23). Esta obra soberana de Deus na regeneração também foi predita na profecia de Ezequiel. Por meio dele Deus prometeu que haveria um tempo no futuro quando ele daria nova vida espiritual a seu povo: Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis (Ez 36.26-27).

1.2. A grande salvação

A salvação do homem é realizada através de Cristo, é um ato de amor, o Senhor entregou seu próprio filho para que nós fossemos salvos. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). Há três aspectos da salvação e cada um deles se caracteriza por uma palavra que o define: Justificação: É um termo que nos faz lembrar um tribunal, o homem culpado e condenado perante Deus, é absolvido e declarado justo, isto é, justificado. Nós éramos culpados, mas Jesus assumiu a culpa em nosso lugar, o apóstolo Paulo escrevendo sua carta aos romanos relata que somos justificados pela fé, e não depende de obras (Rm 3.28). Regeneração: A alma morta em transgressões e ofensas precisa de uma nova vida, e esta é concedida por um ato divino de regeneração. A pessoa, por conseguinte, torna-se herdeira de Deus e membro de sua família. Não por obras de justiça que nós fizemos, mas segundo a sua misericórdia nos salvou, pelo lavatório da regeneração e renovação do Espírito Santo (Tito 3.5). Santificação: O homem salvo é aquele cuja s e harmonizou com Deus e, portanto foi adotado na família divina, dedicando-se agora a servi-lo. Em outras palavras, sua experiência de salvação, ou seu estado de graça consiste em justificação, regeneração, adoção e santificação. Sendo justificado ele pertence aos justos; sendo regenerado, ele é filho de Deus; sendo santificado, ele é “santo” literalmente uma pessoa santa. Porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo. (1 Pedro 1.16). Como podemos rejeita tão grande salvação?

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2017/09/o-processo-de-formacao-do-discipulo-i.html Acesso em 05 set. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.