ASSEMBLEIA DE DEUS - PORTO VELHO/RO
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017
Jovens e Adultos - Betel - Evangelismo, missões e discipulado: S tarefa primordial da Igreja
COMENTARISTA: OÍDES JOSÉ DO CARMO
COMENTÁRIO: EV. CLÁUDIO ROBERTO DE SOUZA
LIÇÃO Nº 10 - O DISCÍPULO E O DISCIPULADO
...
NOTA
A paz do Senhor estimados professores e vocacionados da EBD!
Aproveito mais uma vez para solicitar a você irmão professor da Escola Bíblica Dominical ou mesmo aqueles que são vocacionados para tal e acessam o nosso blog, que aproveitem para responder a nossa enquete na página principal com a pergunta: Você recomendaria a EBD Comentada? Sua opinião é bastante importante para nós.
INTRODUÇÃO
É natural que todo líder, além de se caracterizar pela realização de uma obra marcante, ter o seu nome lembrado e associado a tal obra, ele também forme pessoas para dar continuidade àquilo que ele iniciou. Logo, prestígio de um líder pode ser mensurado pela durabilidade da sua ideia e pela propagação desta ideia por seus discípulos.
A multifacetada obra de Jesus em seu ministério terreno, tinha como fim principal, a anunciação de um novo Reino (o Reino dos céus) e a formação de discípulos para viverem fundamentados pelas leis deste reino, bem como também e não menos importante, que os mesmos o proclamasse aos outros.
Homens e mulheres que viram suas obras e ouviram suas palavras, deveriam imitá-lo sob a ordenança que Ele deixou antes de ascender aos céus, registrada nas passagens contidas nos textos de referência desta lição (Mt 28.18-20; Mc 16.15 – O discípulo e o discipulado).
1 – IR E FAZER DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES
O plano de Jesus foi reunir um povo com a missão de realizar uma obra. Que obra? Ir e anunciar o evangelho as nações nos mesmos moldes que Ele anunciou. Não teriam que inovar a metodologia, mas apenas repetir aquilo que viram o seu Mestre realizar.
Desta forma, a igreja que prega o arrependimento e ganha almas para Cristo, terá imediatamente após a obra de evangelização, uma outra atividade tão importante como a primeira – A tarefa de fazer discípulos; que em suma é o catequismo do neoconverso nas doutrinas basilares do cristianismo.
1.1 – O que significa se tornar um discípulo
Jesus fez discípulos. Isso demandou 3 anos e meio de convívio diário, próximo, íntimo. Jesus conheceu suas particularidades e se fez conhecido por cada um deles (Jo 1.18; 15.15; 17.26; Rm 1.19). Jesus os ensinou TUDO que precisavam conhecer ao seu respeito.
A próxima fase do plano de ação missionário de Jesus foi instruí-los para que gerassem outros discípulos, tendo como fundamento tudo o que aprenderam “aos seus pés”.
Acrescenta-se como fundamento de ensino da igreja, a doutrina dos apóstolos, pois elas também são baseadas nos ensinos de Jesus e na própria revelação de Deus a cada um deles (I Co 11.23; 15.3; Gl 1.12).
Jesus não tinha a preocupação somente com a conversão dos pecadores, mas também com a sua formação cristã. Por isso a ordenança de Cristo não se baseia apenas em pregar o evangelho, mas igualmente em ensinar os novos convertidos.
As duas atividades (Pregar e Ensinar) não podem ser separadas, pois uma complementa a outra. A primeira abre a porta do coração e a segunda deposita nele os valores preciosíssimos das doutrinas de Cristo.
Strong afirma “discípulo” vem da palavra grega “mathetes” e quer dizer “aprendiz, pupilo, aluno, discípulo”.
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]
Fonte: https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/betel-adulto-3o-trimestre-2017-licao-10-discipulo-discipulado/ Acesso em 30 ago. 2017