ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - ATÉ OS CONFINS DA TERRA: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo
COMENTARISTA: Wagner Tadeu dos Santos Gaby
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 4 – MISSÕES TRANSCULTURAIS EM O NOVO TESTAMENTO
Na lição anterior, analisamos o propósito missionário para Israel no Antigo Testamento. Nesta lição, veremos que no Novo Testamento esse propósito foi consolidado por meio do envio de Jesus, o Filho Unigênito de Deus, e depois comissionado aos discípulos, que deveriam prosseguir com missão evangelizadora após a ascensão do Senhor.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
O DEUS MISSIONÁRIO REVELADO NO NOVO TESTAMENTO
Missões é a suprema tarefa dada à Igreja por Deus e que ela, seguindo o exemplo de Cristo, deve proclamar com palavras e ações o Reino de Deus, chamando todos ao arrependimento e à fé em Cristo. Enquanto no Antigo Testamento tinha a tendência centrípeta, o Novo Testamento demonstra claramente a atitude ativa, ou seja, a centrífuga. Agora a Igreja tem que sair para alcançar o resto do mundo.
O Novo Testamento apresenta uma nova perspectiva sobre o aspecto missionário que não havia sido apresentada no Antigo Testamento: uma atuação mais dinâmica dos evangelizadores e discipuladores. Deus, através do Seu Filho, comprou para Si um povo chamado Igreja, com a missão de romper os limites dos templos em direção aos quatro cantos da Terra.
A Teologia do Novo Testamento é evidentemente missionária. Enquanto o povo de Israel falhou no seu propósito missionário, Deus decidiu organizar um novo povo, que é a Igreja no Novo Testamento, que designou a tarefa missionária. O clímax dos propósitos universais de Deus para a redenção do homem é atingido no Novo Testamento.
Como Igreja, fomos incumbidos pelo Mestre de anunciar as Suas virtudes por todo o mundo (Mc 16.15), fazendo discípulos e batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Não podemos ser identificados como a Igreja do Senhor se não cumprirmos aquilo que Ele mesmo determinou para nós enquanto esteve aqui.
Destaque
A intenção de Cristo não é que o evangelismo e o testemunho missionário resultem apenas em decisões concentradas meramente em aumentar o número de membros da igreja, mas, sim, em fazer discípulos que se separam do mundo, que observam os mandamentos de Cristo e que o seguem de todo o coração, mente e vontade (Jo 8.31).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA