Adultos

Lição 10 - Renovação cotidiana do Homem interior VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia

COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 10 – RENOVAÇÃO COTIDIANA DO HOMEM INTERIOR

A Palavra de Deus ressalta que “mesmo que o nosso ser exterior se desgaste, o nosso ser interior se renova dia a dia” (2 Co 4.16). Nesse sentido, a vida cristã não está condicionada às intempéries da vida. Diuturnamente, o crente é convidado pelo Espírito a viver pela fé, a suportar as tentações e a resistir firme contra as astutas ciladas do Diabo (Ef 6.11). Para tanto, precisa apropriar-se da proteção espiritual disponível ao crente mediante a tomada da armadura de Deus.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O SOFRIMENTO EXTERIOR

Durante a jornada aqui nessa terra, todos nós estaremos sujeitos à provações e privações. O nosso homem exterior (parte material da composição do nosso ser) a cada dia é corrompido como causa da entrada do pecado no mundo, por isso sofre com as mazelas e as demais consequências oriundas da queda. O próprio apóstolo Paulo, homem que sofreu com tamanhas adversidades enquanto esteve nessa terra, descreve isso em suas cartas.

Paulo começa a catalogar as tribulações e os sofrimentos suportados em seu serviço a Cristo. […] A lista é longa e inclui perseguições (1 Co 11.24-25b, 32-33), risco de perder a vida (2 Co 11, 25c-26), dificuldades físicas (2 Co 11.27) e fardos psicológicos advindos de uma preocupação pastoral pelas igrejas (2 Co 11.28). Paradoxalmente, ele não se gloria nos sucessos, mas naquilo que normalmente seria visto como um fracasso (2 Co 11.24-27), não em obras poderosas, mas em fraqueza (2 Co 11.29,30).

Deus muitas vezes leva seu povo a enfrentar grandes dificuldades, para que possam perceber sua própria insuficiência em se ajudar, e sejam persuadidos a colocar sua confiança e esperança no Deus Todo-Poderoso. Nosso limite é a oportunidade de Deus. […] Experiências passadas são grande alento para a fé e a esperança, e ajudam para confiarmos em Deus para o futuro. Nós menosprezaremos as nossas experiências se desconfiamos de Deus em futuras dificuldades, que continuará a nos livrar como em tribulações passadas.

O que aprendemos do Paulo é que mesmo diante de tamanhas adversidades, o nosso alvo deverá sempre ser o céu. Pois entendemos que as tribulações dessa vida são momentâneas, e que nunca serão ou poderão ser comparadas ao peso de glória que em nós há de ser revelado.

Podemos ser cristãos nominais sem sofrer muitos inconvenientes. Mas os que querem ser cristãos genuínos têm de pagar o preço inevitável do sofrimento, embora tenham a garantia do poder libertador de Deus.

Destaque

Dentre as investidas de Satanás para causar o enfraquecimento da fé no crente está no convencimento de que ele não tem condições de suportar as angústias e problemas dos dias maus. A falta de confiança e convicção na provisão divina já fez muitos servos de Deus afundarem na fé, como ocorreu com Pedro ao temer a tempestade (Mt 14.30). Ao escrever a Carta aos Efésios, o apóstolo Paulo destaca o “dia mau” como uma realidade recorrente vivenciada pelo crente (Ef 6.13). Em contraste com o êxito na realização da obra ministerial, na salvação de almas e na operação de milagres e maravilhas em o nome de Cristo, estão os períodos de dor e tristeza resultantes das perseguições, preocupações, afrontas, traições e injustiças recebidas de quem menos esperamos. Tais situações são os dias nos quais o apóstolo dos gentios exorta a permanecermos firmes (Ef 6.13).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.