ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia
COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista
COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES
LIÇÃO Nº 9 - UMA VISÃO BÍBLICA DO CORPO
INTRODUÇÃO
- A Bíblia mostra que o Criador fez o homem do pó da terra, dando-lhe vida e tornando-o sua imagem e semelhança. Quando compreendemos essa verdade bíblica, tornamo-nos responsáveis pelo zelo do nosso corpo perante o Criador, pois, segundo sua Palavra, o corpo do cristão é “templo do Espírito Santo” (1 Co 6.19).
I – TEXTO BÍBLICO
(1 Coríntios 6.12-20)
II – A CRIAÇÃO DO HOMEM
- “Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem para que o visites? [...] pouco menor fizeste do que os Anjos, mas de honra e glória tu coroaste” (Sl 8.4-7). Diligentemente o Salmista Davi, ao contemplar os céus com toda sua majestade em uma visão ampla e vislumbre desta glória, se sente forçado a demonstrar indagação ou perguntar o por que Deus escolheria algo tão pequeno e insignificante como é o homem, para ser objeto de real valor e do seu especial amor, revelando-se até às crianças, que passam a louvá-lo (v. 2). Como que diz: O Senhor nosso Deus é tão grande e forte, porém não há precisão de nós humanos, então, porque se importaria com o homem desta forma? Contudo, chegamos a conclusão que seu amor por todos nós é a manifestação da sua majestade, bondade, graça e misericórdia que aparecem dia-após-dia através de suas maravilhosas obras transparecendo a sua glória.
- O homem é mordomo de Deus junto a criação, e todas as coisas foram colocadas sob sua autoridade. Por causa do pecado, ele não tem cumprido devidamente essa comissão recebida de Deus. Porém, o salvo em Cristo recebe de volta os direitos de mordomia que Adão perdera (Hb 2.6-10; Rm 5.12-19). (Bíblia Vida Nova, Russel P. Shedd. ARA, p. 568). A Doutrina Bíblica nos ensina claramente que o ato da criação especial não é nada mais do que o amor de um Criador, Deus que fez cada criatura “segundo a sua espécie”. Ele criou as várias espécies e então as deixou para que se desenvolvessem e progredissem segundo as leis do seu ser. É justamente a precisa distinção entre o homem e as criaturas inferiores, implica a declaração de que “Deus criou o homem à sua imagem”.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES