ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia
COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 9 - UMA VISÃO BÍBLICA DO CORPO
Texto: 1 Coríntios 6.12-20
Introdução: O corpo é o templo do Espírito Santo e, por isso, deve ser conservado em santificação até a volta de Cristo.
I – A CRIAÇÃO DO SER HUMANO
1. A origem da raça humana
1.1. O homem é o único ser vivo criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26,27)
a. Fomos criados por um ato sobrenatural
b. Fomos criados por um ato imediato
c. Não fomos criados por um processo evolutivo
1.2. O homem (Hb: adham) foi formado do pó úmido da terra (Gn 2.7).
a. ‘Adham’ denota nome próprio, mas também genérico, significando “homens” e “humanidade” (Sl 73.5; Is 31.3).
b. Adão foi o primeiro homem a ser criado (Gn 2.15,19,20)
c. Eva, a primeira mulher, formada do corpo de Adão (Gn 2.22; 3.20)
1.3. Homem e mulher são descritos como criaturas da terra, porém, Deus “soprou em seus narizes o fôlego da vida” (Gn 2.7b)
a. Deus não fez isso com os animais
b. O sopro de Deus foi a outorga do nosso espírito
. Isso nos distingue dos demais seres criados
2. A constituição do ser humano.
2.1. Nossa Declaração de Fé professa que a natureza humana
a. Consiste numa parte externa o corpo ou a carne (Gn 6.3; Sl 78.39)
. Esse é o “homem exterior”
b. Consiste numa parte interna, composta de espírito e alma (2Co 4.16; 1Ts 5.23)
. Esse é o homem interior
2.2. Essa constituição humana é denominada de tricotomia: espírito, alma e corpo (Hb 4.12)
a. Exemplo dessa estrutura pode ser observada na pessoa de Cristo (Lc 23.46; 24.39)
2.3. O nosso espírito é o componente pelo qual se tem comunhão com o Espírito de Deus
2.4. A nossa alma é definida pelos aspectos da mente, emoções e vontade
2.5. O corpo é a parte que volta ao pó e que, no caso dos salvos, será transformado no dia da ressurreição (1Co 15.42)
3. Queda e restauração humana
3.1. Todas as áreas de nosso ser foram afetadas pelo pecado (Rm 7.20-23).
3.2. Conforme a Teologia Sistemática: embora constituído de três substâncias, se o ser humano for afetado em um elemento de sua constituição humana, ele será afetado inteiramente.
a. A vida espiritual não pode estar desassociada de seu corpo (1Co 6.20).
b. A conduta irrepreensível do cristão é requerida no espírito quanto na alma e no corpo (1Ts 5.23).
. A santificação deve atingir a parte material e imaterial do homem.
3.3. Essa restauração somente é possível:
a. Por meio do sangue de Cristo (1Pe 1.18)
b. Pela ação do Espírito (Jo 16.8-10)
c. Pela Palavra de Deus (1Pe 1.23)
II – A VISÃO BÍBLICA DO CORPO
1. Parte exterior do homem
1.1. Corpo (Gr: soma) normalmente identifica a parte exterior do ser humano (Mt 10.28; 1 Co 15.38)
a. O corpo é o invólucro da parte imaterial do ser humano
. Ele envelhece e morre, ocasião em que alma e espírito o deixam (Gn 35.18; Tg 2.26)
1.2. Carne (Gr: sarx) quando se refere ao homem físico, inclui a sua dimensão exterior (Lc 24.39; At 2.31).
a. A carne (corpo) geralmente é descrita em sentido negativo (Rm 7.18).
. Diz respeito à natureza pecaminosa do homem e não especificamente ao corpo físico
1.3. A nossa Declaração de Fé rejeita:
a. A ideia de ser o corpo uma prisão da alma e do espírito
b. A ideia de ser o corpo inerentemente mau e insignificante.
2. Templo do Espírito Santo
2.1. A Escritura declara que “o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor” (1Co 6.13b)
a. O corpo pertence ao Criador e a Ele deve estar unido (1Co 6.17).
b. O corpo deve ser santo e usado para glorificar a Deus (1Co 6.20b).
2.2. Os corpos dos salvos são metaforicamente membros do Corpo de Cristo (1Co 6.15; cf. Rm 12.4,5).
a. O corpo não deve praticar atos imorais (Rm 6.13,19; 1Co 6.15,16).
b. O cristão é exortado a não pecar contra o próprio corpo (1Co 6.18)
. Ele foi comprado por um alto preço (1Co 6.20a)
. O cristão é morada do Espírito Santo (1Co 6.19; Ef 1.13).
. Como santuário, o corpo nunca deve ser profanado por impureza alguma
3. Glorificado na ressurreição
3.1. A ressurreição de Cristo aniquilou o império da morte (Hb 2.14,15)
. Ela garantiu a nossa ressurreição (1Co 6.14; 2Co 4.14).
3.2. Entre a morte e a ressurreição há um estado intermediário, onde a parte imaterial do ser humano subsiste de modo consciente (Lc 9.28-31; 16.22-31).
3.3. O nosso corpo carnal não pode herdar o Reino de Deus (1Co 15.50).
3.4. A última etapa de nossa salvação é a glorificação (Rm 8.30).
a. Inclui a redenção e a transformação de nosso corpo mortal conforme o corpo glorioso de Cristo (Rm 8.23; Fp 3.21).
b. Esse evento ocorrerá quando Jesus voltar (1Ts 4.13-17).
c. Na ressurreição, a parte imaterial será reunida em um corpo incorruptível, glorificado, espiritual e imortal (1Co 15.42-44,52-54).
d. A morte é o último inimigo a ser vencido (1Co 15.26).
III – A VISÃO SECULAR DO CORPO
1. Hedonismo e narcisismo.
1.1. Zelar e manter o corpo saudável é uma forma de glorificar a Deus (1Co 6.20).
1.2. O Hedonismo
a. Ele está incutido na sociedade
b. É o estilo de vida em que a obtenção do prazer e a fuga do sofrimento são prioridades.
c. Nesse aspecto, tudo é permitido
1.3. O Narcisismo
a. É aludido o amor excessivo que uma pessoa tem por si própria
b. Refere-se ao indivíduo que, de modo insensato:
. Persegue o corpo ideal por meio da boa estética a qualquer custo
. Se porta com ostentação em busca:
. Da autorrealização
. De ser admirado.
1.4. Em oposição a essa cultura, Paulo ensina que nem tudo nos convém (1Co 6.12a)
1.5. Livre de qualquer moral divina, o indivíduo passa a exercer total controle sobre o corpo.
1.6. Desse modo, seus adeptos atuam contra o corpo na legalização do aborto, da prostituição, das drogas, do suicídio assistido, dentre outros.”
2. Erotização e libertinagem.
2.1. Ao formar o ser humano, Deus também criou a sexualidade (Gn 1.27,28).
a. Portanto, não se trata de algo impuro
b. O pecado não está no sexo, mas na perversão de seu propósito.
2.2. Nossa Declaração de Fé leciona que a relação sexual é para ser dentro dos limites do matrimônio e do uso natural do corpo (Rm 1.26,27; Hb 13.4).
a. A relação sexual é para a procriação
b. A relação sexual é para o prazer, também
2.3. Em nossos dias, a erotização do corpo é explorada nas mídias, artes, músicas e literaturas
a. O objetivo é seduzir e estimular as práticas sexuais ilícitas.
b. Como resultado a conduta sexual desregrada, prolifera assustadoramente (1Co 6.10).
3. Liberdade e autonomia.
3.1. A Bíblia atesta que o homem é dotado de livre-arbítrio (Gn 2.16,17).
a. Isso indica autonomia para tomar as próprias decisões e se autogovernar
b. Somos livres, porém, todos os nossos atos serão alvo do juízo divino (Ec 12.14)
3.2. No atual cenário, ideias secularistas promovem a banalização do corpo
a. O existencialismo ateu afirma que para descobrir o sentido da vida, o homem deve usufruir de liberdade incondicional.
. Livre de qualquer moral divina, o indivíduo passa a exercer total controle sobre o corpo.
. Seus adeptos atuam contra o corpo na legalização do aborto, da prostituição, das drogas, do suicídio assistido, dentre outros.
b. Contrário a esse ativismo, o apóstolo Paulo assevera: “não sabeis [...] que não sois de vós mesmos?” (1 Co 6.19). Conclusão: Criado da terra, à imagem e semelhança divinas, o homem é constituído de três substâncias: espírito, alma e corpo (1Ts 5.23). Nessa concepção, não podemos pecar com o corpo sem afetar o espírito e a alma (1Co 6.15-17). O corpo é morada do Espírito, que não habita em santuário impuro (1Co 6.18,19). Na vinda de Cristo, o corpo dos santos será glorificado (1Co 15.52). Assim, o corpo não deve ser tratado como algo pejorativo. O princípio de cuidado e santidade do corpo deve ser observado pelos que pertencem a Deus (1Co 6.20)
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