ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia
COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista
COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco
LIÇÃO Nº 11 – CULTIVANDO A CONVICÇÃO CRISTÃ
A vida cristã neste mundo é uma continuidade.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos embates entre a Igreja de Cristo e o império do mal, analisaremos o cultivo da convicção cristã.
- A vida cristã neste mundo é uma continuidade.
I – O NASCIMENTO DA CONVICÇÃO CRISTÃ
- Na sequência do estudo dos embates entre a Igreja de Cristo e o império do mal, neste último bloco do trimestre estamos vendo quais as atitudes, as providências que os membros em particular da Igreja de Cristo (I Co.12:27), que somos nós, devemos ter para que possamos sobreviver a estes ataques mundanos até alcançarmos a glorificação, última etapa de nossa salvação, que é o objetivo da nossa fé (I Pe.1:9).
- Já se viu, na lição anterior, que é uma necessidade que, para estarmos preparados e alcancemos a vitória sobre o mundo, que estejamos renovando diariamente nosso homem interior, mediante o desenvolvimento da nossa fé, pois “o justo viverá da fé” (Hc.2:4; Rm.1:17; Gl.3:11; Hb.10:38,39).
- Mas, além deste desenvolvimento contínuo da fé, que se torna em firmeza, é preciso que nasça em nós a esperança da glória de Deus e que, em meio às tribulações, que são inevitáveis neste mundo (Jo.16:33), temos a produção da paciência, da experiência e de uma esperança ainda mais robusta, sendo tudo isto possível porque o amor de Deus foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm.5:1-5).
- É este processo que nos leva da firmeza até a esperança de que trataremos nesta lição, processo este que foi denominado de “cultivo da convicção cristã”.
- O processo da salvação chega ao conhecimento de cada indivíduo por meio da pregação do Evangelho. A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (Rm.10:17) e estamos em Cristo porque, antes, ouvimos a palavra da verdade, o evangelho da nossa salvação e, então, cremos (Ef.1:13).
- A pregação do Evangelho é o anúncio da salvação, o chamado de Deus aos homens para que se arrependam dos seus pecados e creiam em Jesus como seu único e suficiente Senhor e Salvador.
- Quando ouvimos a mensagem da salvação, o Espírito Santo procura nos convencer do pecado, da justiça e do juízo (Jo.16:8).
- A descida do Espírito Santo à Terra, no dia de Pentecostes, teve precisamente este objetivo de dar início aos últimos dias, aos últimos tempos, dando oportunidade ampla a toda criatura para crer em Jesus Cristo e ter a vida eterna (Cf. Jo.3:16).
- Agora, o Espírito Santo atua livremente, sem medida alguma, de modo ilimitado, buscando convencer o homem, que ouve o Evangelho, a deixar o mundo e passar a pertencer à Igreja de Cristo.
- Por primeiro, o Espírito Santo convence o homem do pecado, porque os homens não creem em Jesus. Como já estudamos neste trimestre, uma das principais mentiras forjadas por Satanás é tentar mostrar ao ser humano que o pecado não existe ou dar uma falsa ideia do que seja pecado.
- A primeira coisa que o Espírito Santo convence o homem é de que ele é um pecador, de que foi formado em iniquidade e que, em se mantendo no pecado, ele passará a eternidade sem Deus, a morte eterna, visto que o salário do pecado é a morte.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO