Adultos

Lição 4 - Ídolos na família II

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 4 – ÍDOLOS NA FAMÍLIA

...

COMENTÁRIOS BEP - CPAD

Gênesis 31.19 FURTOU RAQUEL OS ÍDOLOS. Raquel furtou os ídolos que seu pai tinha e, a seguir, mentiu para ficar com eles (vv. 34,35). As descobertas arqueológicas naquela região demonstram que quem estivesse de posse de tais ídolos tinha garantida uma porção dupla de herança quando o pai morresse. Raquel e Léia sentiam-se lesadas em toda a sua herança (v. 15). Daí, Raquel furtar os ídolos, não para adorá-los, mas visando a um ganho econômico. Entretanto, não foram de nenhum proveito para ela, pois Jacó posteriormente ordenou à sua família e aos seus serviçais que recolhessem todos os ídolos e símbolos de deuses estranhos e os enterrou antes da sua volta a Betel (ver Gn 35.2).

Juízes 17.1 MICA. A ordem cronológica do livro de Juízes termina no cap. 16. Começando no episódio de Mica, a seção final do livro (17.1-21.25) revela os baixos padrões morais, as práticas religiosas corrompidas e a ordem social caótica de Israel durante o período dos juízes. Esses fatos demonstram que se a Palavra de DEUS e seus princípios morais salutares forem abandonados, tanto os indivíduos como a sociedade como um todo, serão arruinados (Pv 14.34; 21.7). Duas vezes o escritor observa que "cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos" (17.6; 21.25; cf. Pv 14.12). A rejeição dos caminhos do Senhor resultou em tristeza, desordem e morte.

17.5 UMA CASA DE DEUSES. Mica não se submeteu à autoridade da revelação inspirada de DEUS, escrita por Moisés e enganou-se, fazendo aquilo que parecia direito aos seus olhos (v. 6; Dt 11.18-25; Js 1.5-8). Enganou-se a si mesmo ao ponto de crer que podia receber a bênção de DEUS (v. 13) enquanto também violava os mandamentos claros das Escrituras. Seus pecados incluía o furto (v. 2), a adoração a ídolos (vv. 3-5), a desobediência aos mandamentos de DEUS (v. 6) e a nomeação de seu próprio filho como sacerdote (vv. 5-13; Nm 16.17; Dt 21.5; 2 Tm 4.3). Não havia discernimento, nem a devida moral em Israel quando a nação apartou-se de DEUS.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.