ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 11 – O AVIVAMENTO E A MISSÃO DA IGREJA
Nesta lição, veremos que o avivamento espiritual nos crentes da Igreja Primitiva suscitou o amor fervoroso por almas para Cristo. A alegria dos irmãos e a efusão do Espírito chamavam a atenção de todos os que observavam o testemunho daqueles que faziam parte do “Caminho”, até então considerados uma seita pela maioria dos judeus. Apesar das oposições e perseguições enfrentadas pela Igreja do primeiro século, a propagação do Evangelho de Jesus Cristo avançava (At 2.47; 5.14). Isso ocorria em razão do avivamento espiritual tão latente entre os irmãos. Contudo, há um aspecto relevante que fez toda a diferença para a Igreja Primitiva e que, certamente, está em falta entre os crentes dos dias atuais. Estamos falando da ausência do amor de Deus derramado nos corações em favor do próximo.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
O AVIVAMENTO APÓS A RESSURREIÇÃO DE CRISTO Após a morte de Jesus um grande sentimento de luto dominou o coração dos discípulos que permaneceram trancados e atônitos com o recente ocorrido. Todos, apesar dos constantes avisos de Cristo que ressuscitaria, entendiam que tudo havia acabado, pois Aquele que os apresentou a esperança agora encontrava-se morto.
Contudo, o que havia sido prometido pelo Mestre aconteceu: Ele ressuscitou após o terceiro dia. E, após haver ressuscitado, Jesus apareceu no meio deles trazendo esperança e renovando o ânimo de todos, transformando os seus corações através do poder do Espírito Santo.
Com os ânimos renovados, e através do poder do Espírito Santo que foi prometido pelo Senhor que viria sobre eles, Cristo então profere as seguintes palavras: “Ide... pregai...” (Mc 16.15). Os dantes desanimados agora seriam revestidos de poder para cumprir um papel importante no Reino de Deus, que é o de levar o evangelho a toda a criatura.
As palavras de Cristo que constituem a Grande Comissão a todos os seus seguidores, em todas as gerações, declaram o alvo, a responsabilidade e a outorga da tarefa missionária da igreja. […] A igreja deve ir a todo o mundo e pregar o evangelho a todos, de conformidade com a revelação do Novo Testamento […] Esta tarefa inclui a responsabilidade primordial de enviar missionários a todas as nações (At 13.1-4)3.
Destaque Jesus mandou que o evangelho fosse pregado “a toda criatura”, sem exceção de etnia, condição social, política ou até mesmo nível de cultura ou instrução. […] Os discípulos, cheios do Espírito Santo, ouviram de Jesus o que havia de acontecer se eles pregassem “o evangelho de Poder”. Sinais dos céus haveriam de autenticar o ministério e a mensagem. Jesus prometeu mudanças tão grandes na vida deles que jamais imaginariam que poderiam ocorrer. Eles veriam sinais jamais vistos nas suas vidas.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA