Adultos

Lição 7 - Estêvão, o martir avivado VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 7 – ESTÊVÃO, O MARTIR AVIVADO

Nesta aula, falaremos um pouco sobre Estêvão, o primeiro mártir do Evangelho. A Bíblia declara que ele era um homem cheio de fé em razão da ousadia com a qual pregava o Evangelho; bem como era cheio “de poder” pelo fato de que muitos sinais e prodígios se realizavam por suas mãos. No entanto, o que impressiona em Estêvão é o seu exemplo de perseverança e fidelidade a Deus diante da morte.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O TESTEMUNHO DE ESTEVÃO

Estêvão é um dos personagens mais proeminentes do Novo Testamento. […] Sua vida e trabalho são destacados em Atos 6 e 7, embora sua perseguição e morte sejam mencionadas mais tarde em Atos 11.19; 22.20. […] Estêvão estava profundamente envolvido em todo crescimento da igreja, especialmente na expansão da Igreja de Jerusalém para Antioquia (At 6.1 a 12.25). Lucas dedica uma considerável atenção ao testemunho de Estêvão (At 6.8 a 7.60), descrevendo sua prisão (At 6.8-15), sua brilhante “defesa” (At 7.1-53) e seu martírio (At 7.54-60).

Ele estava entre os homens selecionados para o serviço diaconal na igreja, contudo, seu nome aparece com uma grande característica que o distinguia dos demais: “homem cheio de fé e do Espírito Santo” (At 6.5). Em sua vida dedicou-se em não apenas servir aos crentes como era sua função, mas sim à anunciar a Cristo com poder por onde passava.
Estêvão não somente era um homem prático, hábil em lidar com a administração da Igreja e a obra social, mas também interessado na pregação do Evangelho aos outros. Sua mensagem era acompanhada de maravilhosas demonstrações do poder de Deus, que lhe davam condições de operar “prodígios e grandes sinais entre o povo” (At 6.8). Isso dava à sua palavra uma notável credibilidade, mas também suscitava a oposição dos judeus conservadores, preocupados com o novo movimento cristão, e invejosos por causa da evidente popularidade de Estêvão e de seu carisma.

Sua reputação chamou a atenção não apenas dos que eram abençoados com a sua mensagem poderosa do Evangelho, mas também daqueles que eram inimigos da fé, e só desejavam acabar com a sua vida.

Ao mobilizar as multidões contra ele e usar as alegações de falsas testemunhas, asseguraram que fosse preso, a fim de anular seu radiante testemunho de Cristo e transformá-lo em algo sinistro e hostil à Lei mosaica (At 6.14). O fato inegável, entretanto, é que Estêvão manteve sua compostura diante do Sinédrio, e seus inimigos reconheceram sua santidade: “...fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo” (At 6.15)3.

Destaque

Na escolha dos diáconos, o nome de Estêvão aparece pela primeira vez de forma bem interessante. Dos sete eleitos pela igreja, todos tinham que ter os requisitos de “boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria” (At 6.3). Estêvão teve uma menção diferenciada quanto à sua condição espiritual, pois era “homem cheio de fé e do Espírito Santo” (At 6.5).

Dentre os sinais que demonstrariam a sua fé, estavam: expulsar demônios, falar novas línguas, impor as mãos sobre os enfermos e curá-los (Mc 16.17,18). Ao ser usado por Deus de forma maravilho, com sinais evidentes da sua fé e unção, causou inveja e grande oposição dos adversários da Igreja. Levantaram-se contra ele quatro grupos: alguns da sinagoga chamados de libertinos, dos cireneus, dos alexandrinos e “dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com ele”.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.