Adultos

Lição 11 - A visão do Templo e o Milênio VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 11 – A VISÃO DO TEMPLO E O MILÊNIO

A Doutrina das Últimas Coisas, também conhecida como Escatologia, destaca um tempo em que Deus restaurará a Casa de Israel à sua condição espiritual. Nesse processo, o profeta Ezequiel se depara com uma nova visão que mostra a glória de Deus retornando ao Templo em Jerusalém. O interesse dessa visão é que a da mesma forma que a glória se afastou do Templo, em razão das abominações praticadas, ela retorna por conta da justiça e santidade de Deus.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

SOBRE O QUE VEM DEPOIS DA RESTAURAÇÃO

A aparência da glória divina é um fenômeno impressionante no Antigo Testamento. Ela pode ser definida como a manifestação visível da santidade de Deus. O três vezes santo Senhor das hostes angelicais enche toda a terra com sua glória (Is 6.3). Às vezes, essa manifestação da sua santidade se revela por meio do seu poder manifestado na natureza e na história, como em Isaías 2.10. Em outros momentos, ela é quase uma aparência física da Presença Divina. […] Nessa ocasião, Ezequiel diz que a aparência era semelhante à visão que eu tinha visto. […] Em Ezequiel 43.1-12, essa glória de Deus, essa manifestação exterior da santidade de Deus, vem morar no templo visto por Ezequiel. […] O profeta vê que a glória vinha do caminho do oriente. Essa manifestação da presença de Deus entrou no templo pelo caminho da porta “que dava para o lado leste” (NVI).

A glória de Deus havia deixado o templo por causa das abominações ocorridas em seu interior. A santidade de Deus não concebe e nem agrega misturas. Deus é plenamente santo, e não pode ser corrompido pela maldade humana. Por isso retirou a Sua glória do templo, por estar violado com tantos ídolos e cultos a deuses estranhos.

Um destaque da visão deve ser observado: “[…] eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente […]” (Ez 43.2). A glória de Deus retornava ao templo pelo mesmo caminho que se foi, pelo oriente (Ez 11.23). Algo que trazia um conforto para o Profeta, contudo, esse acontecimento apontava para o futuro.

Em Ezequiel 11.23, a glória de Deus parou sobre o monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém, antes de deixar a cidade. Esta profecia afirma que sua glória também retornará do leste. […] A partida da glória de Deus de seu Templo foi algo completamente devastador para Ezequiel (11.23), mas o profeta foi tomado de grande admiração e alegria ao ver o retorno dessa preciosidade.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.