Adultos

Lição 12 - A bondade de Deus em nos atender IV

ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS VALORES DO REINO DE DEUS: a relevância do sermão do monte para a Igreja de Cristo

COMENTARISTA: OSIEL GOMES DA SILVA

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 12 – A BONDADE DE DEUS EM NOS ATENDER

INTRODUÇÃO:

- Nesta lição, além da bondade de Deus,  estudaremos uma característica da vida cristã que é essencial à nossa qualificação espiritual: a dependência de Deus. Só Deus é independente. Todos os demais seres dependem dEle. Isso se aplica a todos os aspectos da vida. As mentes modernas, insufladas pelas ideias do avanço da ciência, gostam de manter a noção da autossuficiência, porém, ultimamente até o próprio avanço científico tem servido de ameaça e destruição, e não meio de salvação. Para muitos, ser dependente pode significar desonra, falta de capacidade ou sinal de fraqueza. Do ponto de vista bíblico, ser dependente de Deus é a forma correta de se viver bem neste mundo. Deus deseja que a sua vontade seja feita em nossas vidas, a fim de que possamos experimentar plenamente seu amor, sua benignidade, e a sua maravilhosa graça.

I – TEXTO BÍBLICO

(Mateus 7.7-20)

...

II - A ESTRATÉGIA DA PETIÇÃO

1. Pedir. Três expressões significativas e retóricas aparecem nos vv.7,8 para ressaltar a estratégia da dependência. A primeira delas é pedir. Isto não significa que Deus não saiba o que nos convém (Mt 6.7,8), mas estabelece uma relação filial mediante a qual sabemos que ele está sempre pronto para atender os nossos pedidos (Mt 21.22). Demonstra, por outro lado, que nenhuma restrição nos é imposta em nossa relação pessoal com o Pai. A qualquer momento as portas do céu estão abertas para aqueles que, confiantemente, se achegam ao trono da graça, onde encontram guarida sob as asas do Altíssimo (ver Sl 34.15; 1Pe 3.12).

2. Buscar. O segundo termo que expressa a estratégia da dependência é buscar. Esta ênfase procura assegurar que jamais seremos abandonados à nossa própria sorte. Todas as vezes que buscarmos ao Senhor de todo o nosso coração vamos encontrá-lo de braços abertos para tratar amorosamente conosco (ver Sl 37.28; Hb 13.5). Àqueles que se dispõem a buscar, o Senhor jamais se negará a atendê-los. Não é preciso marcar audiência, nem esperar horas e horas na fila, enquanto outros estão sendo atendidos, ou voltar outro dia porque o horário de atendimento tenha chegado ao fim. Agora mesmo temos liberdade de acesso à presença de Deus (cf. Sl 121.4; Jo 5.17).

3. Bater. A terceira expressão que trata do mesmo princípio — a dependência divina — é bater. Esta sequência de termos, no grego, é um recurso poético que determina a certeza da disponibilidade de Deus em nosso favor, de modo que, se estivermos dispostos a depender dEle, nunca seremos decepcionados, mesmo que em alguns momentos tenhamos a impressão de que as coisas não saíram tão bem como esperávamos (2Cr 7.11-15). É que a nossa visão da história é linear, enquanto o Pai vê o todo de uma só vez. Assim, o aparente fracasso de hoje é apenas uma etapa do processo vitorioso que Deus já determinou para aqueles que buscam o caminho da dependência divina. Certo expositor doutrinário afirmou com propriedade que na relação familiar os filhos revelam maturidade, quando, ao chegar à idade adulta, são capazes de tornar-se independentes para tomarem as próprias decisões. Já no caso da relação com Deus a maturidade se expressa de forma inversa. Quanto mais o cristão é maduro, mais ele revela-se dependente do Pai (ver Rm 12.2; Ef 5.17).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.