Adultos

Lição 3 - Jesus, o discípulo e a Lei VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS VALORES DO REINO DE DEUS: a relevância do sermão do monte para a Igreja de Cristo

COMENTARISTA: OSIEL GOMES DA SILVA

COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 3 – JESUS, O DISCÍPULO E A LEI

Jesus, O Discípulo e a Lei

Um dos temas mais importantes que aparece no estudo da relação entre Jesus e a Lei é o da Justiça. Nesta lição, teremos uma visão ampla de como deve ser o caminho de justiça do discípulo de Jesus, segundo a relação do Mestre com a Lei. Nesse sentido, o que se espera do discípulo de Cristo é um caminho de justiça mais elevado do que o dos fariseus.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

JESUS CUMPRIU TODA A LEI

“Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir”. A lei ritual ou cerimonial foi transmitida a Israel por Moisés. Continha todas as injunções e ordenanças referentes aos antigos sacrifícios e ao culto do templo. Jesus veio, de fato, retirar o jugo de todas aquelas leis (cerimoniais). Disso todos os apóstolos testemunham. Barnabé e Paulo se opuseram veementemente aos que ensinavam que os cristãos deveriam guardar a lei de Moisés. Pedro afirmou que insistir na observância da lei ritual era tentar Deus e colocar um jugo sobre os discípulos. Declarou que nem eles nem seus pais eram capazes de suportar aquele jugo. Quando todos os apóstolos, presbíteros e irmãos se reuniram num acordo, declararam que obriga-los a cumprir essa lei era subverter-lhes a alma.

Os rituais e as cerimônias sacrificiais da Antiga Aliança não são mais necessárias, pois Cristo satisfez na cruz todo o preço necessário para pagar os nossos pecados. Hoje não existe a necessidade de seguir a legislação cerimonial levítica, pois em Cristo fomos encerrados debaixo da Graça de Deus.

Contudo, Jesus não removeu a lei moral. Os Dez Mandamentos foram reforçados por ele, assim como pelos profetas. Não era propósito de Cristo revogar alguma parte disso em sua vinda. Essa é uma lei que jamais pode ser quebrada. Persiste como testemunha fiel no céu. A lei moral continua de pé sobre uma base inteiramente diferente da lei cerimonial. Esta foi formada apenas como restrição temporária sobre um povo desobediente e de dura cerviz. A lei moral, pelo contrário, existia desde o princípio do mundo.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.