ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - CORPO, ALMA E ESPÍRITO: A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo
COMENTARISTA: Silas Queiroz
COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco

LIÇÃO Nº 11 – O ESPÍRITO HUMANO E AS DISCIPLINAS CRISTÃS
O espírito é o responsável pela disciplina da vida cristã.
INTRODUÇÃO
- Na continuidade do estudo da doutrina bíblica do homem, estudaremos sobre as disciplinas da vida cristã.
- O espírito é o responsável pela disciplina da vida cristã.
I – O QUE É DISCIPLINA
- “Disciplina”, diz-nos o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é “o ensino e educação que um discípulo recebia do mestre”, “obediência às regras e aos superiores”; “regulamento sobre a conduta dos diversos membros de uma coletividade, imposto ou aceito democraticamente, que tem por finalidade o bem-estar dos membros e o bom andamento dos trabalhos”; “ordem, bom comportamento”; “obediência a regras de cunho interior; firmeza, constância”, palavra que vem do latim “disciplina, ae”, cujo significado era “ação de se instruir, educação, ciência, disciplina, ordem, sistema, princípios de moral”.
- Mário Ferreira dos Santos (1907-1968), em seu Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais, define disciplina como “…a) Forma primitiva de discípulo. Em sua etimologia, é a ação de aprender, de instruir-se. É a direção dada por um mestre ao discípulo. b) Emprega-se para indicar a submissão da vontade e da inteligência a normas de pensamento, da ação, de conduta, sob os vários aspectos que apresenta a vida humana. Assim se pode falar em disciplina ética, moral, jurídica, militar, gramatical etc. c) Usa-se também para indicar no domínio da cultura, o ramo de saber, onde não predomina a invenção. Daí falar-se nas disciplinas filosóficas d) Em sentido sociológico é a obediência às ordens ou regulamentos, que emanam da autoridade hierárquica, a quem cabe o mando. Daí falar-se em "espírito de disciplina", o que predomina em quem obedece fielmente às ordens emanadas da autoridade à qual está subordinado” (pp.561-2).
- Na Versão Almeida Revista e Corrigida, a palavra “disciplina” aparece por cinco vezes, sendo que, no Antigo Testamento, apenas no capítulo 23 do livro de Provérbios (Pv.23:12,13,23), enquanto, em o Novo Testamento, aparece em duas oportunidades, em Cl.2:23 e Hb.12:8.
- No Antigo Testamento, a palavra “disciplina” é “musar” (מוסך), palavra que significa “correção”, “instrução”, “castigo”. Nas três vezes em que aparece no capítulo 23 do livro de Provérbios, está relacionada com uma vida regrada, que segue os parâmetros estabelecidos por alguém, seja o próprio Deus (o “redentor forte” de Pv.23:11), sejam os pais (Pv.23:13), sejam as regras sociais cotidianas (Pv.23:23).
- A propósito, neste último versículo, a disciplina é, ao lado da sabedoria e da prudência, a consequência pela compra da verdade, o que nos remete, imediatamente, à circunstância de que a disciplina é o resultado direto pela submissão à Palavra de Deus, que é a verdade (Jo.17:17).
- Em o Novo Testamento, a palavra “disciplina” aparece em Cl.2:23 traduzindo a palavra grega “apheidia” (άφειδία), cujo significado é “severidade”, “tratamento duro”, expressão que o apóstolo aplicara para as práticas ascéticas seguidas pelos gnósticos que estavam perturbando a igreja em Colossos.
- Já em Hb.12:8, a palavra “disciplina” traduz a palavra grega “paideia” (παιδεία), palavra que corresponde ao hebraico “musar” e cujo significado é “instrução”, “disciplina”, “castigo”. No texto em apreço, o escritor aos hebreus faz questão de mostrar aos servos de Deus que o Senhor nos mantém sob disciplina porque nos ama, porque faz parte do real e verdadeiro relacionamento com Deus a manutenção de uma vida regrada, de uma vida disciplinada.
- O primeiro significado de disciplina é “o ensino e educação que um discípulo recebia do mestre”, “a ação de aprender, de instruir-se, a direção dada por um mestre ao discípulo”. Não é por outro motivo que o Senhor Jesus Se disse o único Mestre (Mt.23:8), porque “disciplina” é o aprendizado junto ao Mestre e somente podemos ter disciplina se aprendermos da própria Verdade, que é Jesus (Jo.14:6).
- Não há como alcançarmos descanso para as nossas almas, ter paz com Deus se não aprendermos de Cristo (Mt.11:29).
- Ser “discípulo” de Jesus importa em ter uma “disciplina”. Para servir ao Senhor, impõe-se d’Ele aprender, tê-l’O como Mestre, passar a imitá-l’O (I Co.11:1), tê-l’O como exemplo (I Pe.2:21).
- Por isso, não há como entender uma vida cristã sem “disciplina”, sem o ensino de Jesus, ensino este que se encontra na Bíblia Sagrada, “porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” (Rm.15:4).
- Não se compreende, pois, que pessoas queiram servir ao Senhor Jesus, digam-se “crentes” na atualidade mas não têm qualquer interesse em aprender de Jesus, nem sequer fazem uma leitura devocional diária das Escrituras Sagradas. Tais pessoas são “sem disciplina” e, por isso, não podem ser consideradas como verdadeiros “discípulos” do Senhor.
- O segundo significado de “disciplina” é “obediência às regras e aos superiores”, “a submissão da vontade e da inteligência a normas de pensamento, da ação, de conduta”, “a obediência às ordens ou regulamentos, que emanam da autoridade hierárquica, a quem cabe o mando, o "espírito de disciplina", que predomina em quem obedece fielmente às ordens emanadas da autoridade à qual está subordinado”.
- A disciplina, neste significado, lembra-nos que o ser humano não é senão uma criatura na ordem cósmica. Embora tenha sido criado como a “coroa da criação terrena” (Sl.8:5), o homem não passa de um mordomo do Senhor, ou seja, alguém que tem de se sujeitar a Deus, o único e exclusivo dono de todas as coisas que há no universo (Sl.24:1).
- A disciplina é, portanto, um aspecto da mordomia, pois, em sendo “obediência às regras e aos superiores”, nada mais é que a obediência a Deus, o Criador, Aquele que fez o homem e que lhe determinou um modo, uma maneira de viver. A disciplina envolve, portanto, um modo de viver determinado por alguém superior, em termos espirituais, o modo de viver determinado por Deus aos homens.
- Muitos, equivocadamente, confundem a graça de Deus com a ausência de regras. Acham que o homem só deveria obedecer a regras e mandamentos na dispensação da lei, nos tempos de Moisés e que Jesus, ao trazer a graça e a verdade (Jo.1:17), estabeleceu um modo de vida sem quaisquer regras ou limites.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
