ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - CORPO, ALMA E ESPÍRITO: A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo
COMENTARISTA: Silas Queiroz
COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco

LIÇÃO Nº 5 – A ALMA: A NATUREZA IMATERIAL DO SER HUMANO
Como sede da individualidade de cada ser humano, a alma precisa, como nunca, estar submissa à vontade divina.
INTRODUÇÃO
- Na continuidade do estudo da doutrina bíblica do homem, analisaremos a sua segunda parte, a alma.
- A alma é a sede da personalidade: razão, sentimento e vontade.
I- OS SIGNIFICADOS DA PALAVRA “ALMA”
- Em continuidade ao estudo das partes que compõem o ser humano, analisaremos hoje a alma, que é a segunda parte mais importante do homem (I Ts.5:23), como também a segunda que foi criada por Deus (Gn.2:7).
- A palavra " alma", como a maioria das palavras, é " plurívoca", ou seja, tem muitos significados.
- Assim, não podemos deixar de observar que nem sempre a palavra " alma", quando se encontra na Bíblia Sagrada, quer dizer a mesma coisa, variando de passagem para passagem, até porque sabemos que o texto bíblico foi escrito, primeiramente, em três línguas (hebraico e alguns trechos em aramaico - Antigo Testamento e grego - Novo Testamento), por pessoas de diferentes classes sociais e em diversas circunstâncias e épocas, o que faz com que o significado de alguns termos tenham se alterado ao longo dos anos e tempos.
- Isto ainda acontece nos nossos dias, tanto que, naturalmente, quando falamos "A propaganda é a alma do negócio", "não acredito em almas penadas" ou " a minha alma tem sede de Deus", evidentemente não estamos dando à palavra "alma" o mesmo significado.
- Um primeiro significado da palavra " alma" é o de " essência da vida", "base da vida". Neste significado, a palavra "alma" sempre se refere à essência, à própria vida.
- A alma, então, seria o próprio núcleo do ser humano, a sua individualidade, a sua própria existência enquanto ser vivente.
- Este é o significado que adotaremos de alma em nosso estudo. A alma é a parte do homem que o torna diferente de todos os demais, que o torna distinto dos demais seres, humanos ou não.
- Na alma, estão a nossa personalidade, os nossos sentimentos, a nossa vontade e o nosso entendimento.
- Uma pessoa é diferente da outra por causa da sua alma, da sua " essência", da sua "base". É neste significado que podemos dizer, como o salmista, " A minha alma tem sede de Deus".
- Um segundo significado da palavra "alma" é o de "vida", de "existência", "sobrevivência", significado que surgiu em virtude do significado anterior.
- Como a alma é a sede da individualidade de alguém, deu-se à palavra " alma" a própria ideia de vida, de existência, de movimento.
- É por isso que os seres que se movimentam de um lado para outro, que se locomovem foram chamados pelos antigos de "animais", ou seja, "seres dotados de vida", "seres dotados de alma" (pois se pensava que as plantas, por serem estáticas, ou seja, não se locomoverem, não teriam "vida" neste sentido).
- É neste significado que devemos compreender a expressão "A propaganda é a alma do negócio", ou seja, a vida de um negócio, a sua existência e sobrevivência depende da propaganda.
- Também é neste significado que devemos compreender a tão polêmica expressão bíblica que se encontra em Gn.9:4, a saber, "a carne, porém, com sua alma (a Versão Almeida Revista e Corrigida contém uma variante aqui, substituindo "alma" por "vida"), isto é, com seu sangue, não comereis".
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
