ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - CORPO, ALMA E ESPÍRITO: A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo
COMENTARISTA: Silas Queiroz
COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco
APÊNDICE 1 – CARNE – A NATUREZA PECAMINOSA DO HOMEM
A carne é o pecado inserto no ser humano.
TEXTO ÁUREO
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.” (Rm.7:14)
INTRODUÇÃO
- Em apêndice ao trimestre que trata da doutrina bíblica do homem, estudaremos a carne.
- A carne é o pecado inserto no ser humano.
I – O QUE É A CARNE
- Em apêndice ao trimestre em que estamos a estudar sobre a doutrina bíblica do homem, estudaremos a respeito da carne, que é a natureza pecaminosa do homem e que como que desordenou a estrutura criada por Deus.
- O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gn.1:26,27) e, como tal, reto (Ec.7:29) que, a exemplo de seu Criador, era santo, sem pecado.
- No entanto, fez mau uso de seu livre-arbítrio e pecou e, como resultado disto, foi separado de Deus (Is.59:2), sofrendo a morte espiritual, como, aliás, já alertara o próprio Deus (Gn.2:17).
- Esta morte espiritual representou “a entrada do pecado no mundo” (Rm.5:12). Ora, como bem afirma Sadhu Sundar Singh (1889-1929), “…Pecado é alguém deixar de lado a vontade de Deus e viver de acordo com a própria vontade, abandonando o que é verdadeiro e legítimo para satisfazer os próprios desejos, pensando que assim obterá felicidade. No entanto, ao fazê-lo, tal pessoa não obtém real felicidade ou desfruta de verdadeiro prazer. O pecado não tem individualidade, de modo que ninguém pode dizer que alguém o criou. É simplesmente o nome de um estado ou condição. Existe apenas um Criador e Ele é bom, e um bom Criador não poderia ter criado algo ruim, pois fazê-lo seria contrário à Sua própria natureza.
E aparte do único Criador, não há outro que possa ter criado o pecado. Satanás pode unicamente corromper o que já foi criado, mas ele não tem o poder de criar coisa alguma. Portanto, o pecado não é uma parte da criação, nem possui existência independente de modo que pudesse ser criado. É simplesmente um estado de ser ilusório e destrutivo.…” (Aos pés do Mestre. Trad. A Voz do vento.com. 2. ed., pp.29-30).
- O pecado, pois, apresenta-se como uma corrupção do que Deus havia criado, e, portanto, em razão do pecado, o ser humano se corrompeu. A imagem e semelhança de Deus se deteriorou e, por isso, os descendentes do primeiro casal passaram a ser “imagem e semelhança de Adão” (Gn.5:3).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO