ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ – Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência
COMENTARISTA: Esequias Soares da Silva
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 12 – A IGREJA TEM UMA NATUREZA ORGANIZACIONAL
Texto: Tito 1.1-9
Introdução: A Igreja é um organismo vivo de natureza espiritual e, ao mesmo tempo, uma organização.
I – TITO E AS IGREJAS NA ILHA DE CRETA
1. Tito (Tt 1.4)
1.1. Paulo escreveu a Tito, estando ele em Nicópolis, na costa oeste da Grécia
1.2. A epístola a Tito importantes diretrizes para os pastores em todos os lugares e épocas
1.3. Tito é chamado de “verdadeiro filho” do apóstolo Paulo (Tt 1.4)
1.4. Tito era grego, convertido provavelmente em Antioquia (Gl 2.3)
1.5. Seu nome aparece várias vezes nas epístolas de Paulo (Gl 2.1,3; 2Tm 4.10)
1.6. Tito ajudou em muitas ocasiões a Paulo (2Tm 4.10; Tt 3.12)
a. Foi um grande companheiro
2. O pastor de Creta (Tt 1. 5)
2.1. Foi constituído pastor da ilha Creta pelo apóstolo Paulo. Sua missão era:
a. Colocar “em boa ordem as coisas que restam”
b. Estabelecer presbíteros de cidade em cidade
2.2. Não se sabe a ocasião certa em que Paulo deixou Tito em Creta
a. O livro de Atos omite isso
b. Quando vai, como prisioneiro para Roma, Paulo passa por Creta (At 27.8)
. Pelo que parece não foi nessa ocasião que ele deixou Tito em Creta
3. Creta
3.1. Em 67 a.C., Roma anexou a ilha de Creta ao seu império
a. Uniu Creta a Cirene, no Norte da África, nos termos da Líbia, como uma só província
3.2. A situação espiritual de Creta era desanimadora
a. A igreja estava desorganizada, (Tt 2)
b. Era um desleixo espiritual, característica dos cretenses (Tt 1.12,13)
c. Havia ali, também, judaizantes que provocavam tal situação (Tt 1.10-16)
II – A INSTITUCIONALIDADE BÍBLICA DA IGREJA
1. A instrução paulina
1.1. A organização eclesiástica a que o apóstolo Paulo instrui Tito não se restringe a uma estruturação ministerial.
a. Paulo já vinha fazendo tais coisas durante sua carreira apostólica (Tt 1.5; At 14.23; 20.28)
b. Novo Testamento revela a origem e o desenvolvimento desse governo
c. O apóstolo menciona “os bispos e diáconos” (Fp 1.1)
1.2. O descuido em Creta era reflexo da cultura local (Tt 1.12)
a. Esse problema está além de um problema meramente ministerial
2. Igreja como instituição
2.1. Podemos definir organismo como forma individual de vida, um ser ou algo vivente
2.2. Na eclesiologia, o ensino ou estudo sobre a Igreja, significa:
a. Ser a igreja um organismo porque é um corpo espiritual e vivo (1Co 3.16, 17; 6.19; Ef 2.21).
b. Ela é uma instituição divina que veio à existência pelo poder de Deus.
2.3. O nosso enfoque é a igreja como organização.
a. Quando se fala em institucionalizar, dar caráter institucional ou de tornar institucional significa estabelecer organização.
b. Na igreja isso foi acontecendo com o tempo desde os dias apostólicos.
c. O apóstolo tinha em mente uma organização da igreja.
3. Organização
3.1. Temos no Novo Testamento alguns lampejos que nos mostram que aqueles irmãos se organizavam
a. Havia local e horário e ordem no culto (1Co 14.26,40)
b. Havia reunião de ministério para consagração de presbíteros
. Segundo o contexto da época de uma igreja emergente (At 14.23)
c. Foi realizado um concílio para tratar de assuntos doutrinários (At 15.6)
d. Havia serviços sociais para cuidar das famílias (2Co 8,9; Rm 15.25-27)
. Havia uma comissão ética (1Co 5.2-5)
. Havia uma tesouraria (1Co 16.1-3)
e. Havia carta de recomendação (Rm 16.1-2)
. Era um recurso para garantir a origem e identidade das pessoas
III – A QUESTÃO ATUAL
1. Organismo e organização
1.1. A ideia é de que a igreja deve se restringir a um local onde as pessoas se reúnem para:
a. Adorar a Deus
b. Estudar a Palavra
c. Pregar o evangelho
d. Orar
e. Celebrar as ordenanças eclesiásticas
1.2. O que alguns ainda não entenderam é que essas atividades espirituais exigem uma organização
1.3. A nossa atitude é mostrar que a Bíblia nos apresenta a igreja:
a. Como um organismo
b. Como uma organização
1.4. Mas nunca devemos nos esquecer de que somos cidadãos de duas pátrias, a terrestre e a celestial
a. Temos responsabilidade com as autoridades civis constituídas (Rm 13.1-7)
b. Temos responsabilidade com as autoridades eclesiásticas (Hb 13.17)
c. Essa situação é confirmada por Jesus (Mt 22.21)
d. A organização da igreja além de ser preciso, é também uma exigência do Estado
2. A experiência pentecostal
2.1. O movimento pentecostal moderno surgiu num contexto antidenominacionista
a. Hoje, há os que acreditam que tal organização representa um problema à vida espiritual
2.2. O Movimento Holiness, conhecido também como Movimento de Santidade, eram contra à institucionalidade da Igreja
2.3. Charles Fox Pahram
a. Aos 20 anos de idade, assumiu o pastorado de uma Igreja, em Eudora, Kansas
b. Em 1895, ele entregou a licença de pregador local
c. Deixou o denominacionismo para sempre
d. Tornou-se itinerante independente até o fim da vida
2.4. A igreja primitiva adotou um programa de funcionamento e foi uma bênção (At 6.1-7)
3. É necessário organizar
3.1. Em 1914, alguns dos pioneiros entenderam que havia chegado a hora, e:
a. Rever o sentimento antidenominacionista de Parham e de outros líderes
b. O objetivo era evitar um crescimento desordenado
3.2. Foi nesse contexto que foi criado o Concílio das Assembleias de Deus nos Estados Unidos.
3.3. No Brasil não foi diferente:
a. Diante do avanço da obra no Brasil era necessário:
. Estruturar o Movimento Pentecostal
. Criar um órgão máximo para manter a identidade e a unidade doutrinária
. Trazer solução para as questões de ordem doméstica, interna e externa.
b. Foi com base nesses ideais
. Os pioneiros brasileiros e suecos criaram a Convenção Geral das Assembleias de Deus, em setembro de 1930
Conclusão: É importante entender que organização e organismo não são elementos excludentes em si mesmos, mas o contrário, pois isso ajuda no arranjo entre muitos organismos individuais num sistema geral. A Igreja é o povo de Deus do Novo Concerto, é uma comunidade internacional, uma congregação supranacional de estrangeiros e peregrinos (1Pe 2.11). Seria humanamente impossível ela cumprir a sua agenda missionária, evangelizadora, ensino da Palavra e serviço social em nosso país e no mundo sem uma estrutura organizacional.
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