ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - GUARULHOS
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ – Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência
COMENTARISTA: Esequias Soares da Silva
COMENTÁRIO: PR. ANDERSON SOARES
LIÇÃO Nº 11 – A SALVAÇÃO NÃO É OBRA HUMANA
(Obs. O texto em azul é uma reprodução do conteúdo da revista e o texto em preto é o texto comentado)
TEXTO ÁUREO
"Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo." (Tt 3.5)
Este versículo ensina que a salvação não é conquistada por méritos humanos, mas é um ato de misericórdia divina. Deus não salva com base nas boas obras que alguém tenha praticado, mas pela graça.
A "lavagem da regeneração" refere-se ao novo nascimento, uma transformação operada pelo Espírito Santo, tornando alguém uma nova criatura em Cristo. Esse conceito está associado à obra do Espírito que purifica e dá uma nova vida espiritual.
A "renovação do Espírito Santo" enfatiza a contínua ação transformadora de Deus na vida do salvo, capacitando-o a viver conforme a vontade divina.
Ou seja, Tito 3.5 ensina que a salvação é um dom de Deus, realizada pelo Espírito Santo, e não um prêmio por obras humanas.
VERDADE PRÁTICA
A salvação é um ato da graça soberana de Deus pelo mérito de ]esus Cristo e não vem das obras humanas. Essa verdade central do evangelho é amplamente fundamentada na Escritura e reflete a doutrina da justificação pela fé, sem a dependência de méritos humanos. Podemos desenvolver esse argumento em três pontos principais:
1. A Salvação é Pela Graça e Não Pelas Obras
A Bíblia é clara ao afirmar que a salvação não é conquistada por esforços humanos, mas é um dom gratuito de Deus.
• Efésios 2:8-9 – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
Aqui, Paulo explica que a salvação é um presente divino, e não o resultado de obras meritórias. Se dependesse do esforço humano, haveria motivo para vanglória, mas Deus assegura que toda a glória pertence a Ele.
• Tito 3:5 – “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou...”
A salvação ocorre pela misericórdia divina, e não pela justiça humana. Mesmo que praticássemos atos justos, eles não poderiam pagar o preço do pecado.
• Romanos 11:6 – “Mas se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.”
Graça e obras são conceitos opostos no que diz respeito à salvação. Se fosse pelas obras, deixaria de ser um dom imerecido.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR ANDERSON SOARES