Adultos

Lição 9 - Promessas para pais e filhos VI

ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - AS PROMESSAS DE DEUS: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque fiel é O Que prometeu

COMENTARISTA: Elinaldo Renovato de Lima

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 9 – A PROMESSA PARA PAIS E FILHOS

O cerne da lição desta semana são as promessas de Deus para família. Em toda a Escritura Sagrada, podemos encontrar o cuidado especial de Deus sobre as famílias. É no amago da família que reside a maior das relações humanas, isto é, o relacionamento entre pais e filhos. Nesta lição, veremos que esse relacionamento é marcado por promessas divinas. Os filhos são heranças do Senhor e, por esse motivo, os pais devem zelar por seus filhos como bênçãos especiais concedidas por Deus (Sl 127.1). Ser pai e mãe é uma dádiva divina concedida a muitas pessoas. Logo, os pais devem ser agradecidos a Deus por seus filhos e tratá-los com amor e cuidado.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O RELACIONAMENTO BÍBLICO ENTRE PAIS E FILHOS

No antigo concerto, uma família numerosa era tida como bênção, ao passo que o não ter filhos era tido como maldição (Gn 30.2,18; 33.5; 48.9; Dt 7.13). No novo concerto, ter muitos filhos não é precisamente uma evidência do favor divino, e não poder tê-los não deve ser tido com maldição. Uma família grande pode tornar-se um pesadelo se os filhos não forem devidamente criados e se não conhecerem à salvação em Cristo.

A família é o primeiro grande ministério que Deus entregou ao homem. É nossa responsabilidade honrar, cuidar, zelar, e fazer crescer a nossa casa. Quando esse aspecto é apontado para os pais e filhos, entendemos, pela Palavra de Deus, que os filhos são a grande bênçãos que o Senhor entregou para a alegria de todos os pais, contudo, e infelizmente, muitos não estão compreendendo isso com clareza.

É muito frequente que os filhos sejam considerados como responsabilidades ou obrigações, e não como bens, mas a Bíblia diz que os filhos são “herança do Senhor”, uma recompensa. Podemos aprender lições valiosas de suas mentes inquisitivas e de seus espíritos confiantes. Os que consideram os filhos como uma distração ou um aborrecimento devem, em vez disso, considerá-los como uma oportunidade para formarem o futuro. Não ousamos tratar os filhos como uma inconveniência, quando Deus os valoriza tanto.

Destaque

Pais relacionais cuidam o suficiente para disciplinar os filhos. Esses pais entendem a verdade disciplinar vital de que as regras sem o relacionamento produzem a rebelião. A pessoa desenvolvida por pais assim sabe como fazer parte de um time. O filho desenvolve a confiança em si mesmo e cresce em responsabilidade. Em vez de ser agitado e de desenvolver quando adulto sempre uma busca por “pastos verdejantes”, seja no casamento ou no trabalho, as pessoas criadas por pais relacionais com autoridade tendem a ser pessoas satisfeitas.

O CUIDADO DOS PAIS COM OS FILHOS

Quando compreendemos que os nossos filhos são a grande bênção do Senhor para nós, nossas atitudes para com eles mudam, pois passamos a compreender que o seu futuro passa pelas dos pais para com os filhos. Por isso não podemos olhar para a nossa prole como um peso ou despesa, mas sim como pessoas que o nosso Deus nos oportunizou amar, cuidar, criar e ensinar diante da Sua vontade.

Todos os filhos de crentes devem ser considerados dádivas de Deus, e requerem dos pais uma criação sábia e cristã. Só quando os pais e seus filhos aceitam, ensinam e seguem os caminhos e mandamentos do Senhor é que desfrutarão a plena bênção de Deus.

Pais sábios orientam, disciplinar, instruem seus filhos dentro dos preceitos estatuídos pela Palavra de Deus, e cultivam, dentro de seus corações, princípios valiosos que os farão prosperar e serem bem-sucedidos. Quando desistimos de transmitir isso a nossos filhos, colheremos como consequência, adultos falidos e problemáticos.

É obrigação dos pais dar aos filhos a instrução e a disciplina condizente com a formação cristã. Os pais devem ser exemplos de vida e conduta cristãs, e se importar mais com a salvação dos filhos do que com seu emprego, profissão, trabalho na igreja ou posição social. [...] é responsabilidade dos pais dar aos filhos criação que os prepare para uma vida do agrado do Senhor. É a família, e não a igreja ou a Escola Dominical, que tem a principal responsabilidade do ensino bíblico aos filhos.

Destaque

Gerar uma vida, além de ser uma grande bênção, é também uma enorme responsabilidade. A Palavra de Deus aponta os deveres dos pais concernentes à criação dos filhos. Na ocasião em que Deus inseriu Seu povo na Terra Prometida, Moisés deixou instruções para que os pais ensinassem a Lei a seus filhos: “E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te” (Dt 6.6,7). Note que o papel dos pais acerca de ensinar os filhos deve ser exercido continuamente. Provérbios também admoesta que a criança deve ser ensinada desde cedo no caminho correto para que aprenda princípios e valores que levará por toda a vida (Pv 22.6).

BÊNÇÃOS, PAIS E FILHOS

Diante do real entendimento de família, atrelado aos ensinos bíblicos de como os pais devem cuidar e ensinar os seus filhos, protegeremos a nossa casa dos ataques malignos que rondam as famílias, desejando derrubar e falir a grande instituição criada por Deus para abençoar a sociedade.

É na família que os filhos devem ser amados e abençoados continuamente, reconhecendo as qualidades de seus pais. Pais verdadeiramente cristãos são amados pelos seus filhos, pois se relacionam com eles, acompanhando de perto o seu desenvolvimento, aplicando a correção necessária e fornecendo o carinho na medida certa.

Outrossim, que não sejamos pais superprotetores, que acabam não permitindo seus filhos a aplicarem o que aprendem, e a também aprenderem com seus próprios erros. Que não sejamos, também, pais de filho mimados que não são apresentados a devida disciplina, e apresentam um comportamento desagradável diante da sociedade.

Quando seguimos a devida orientação da Palavra de Deus, somos alcançados pelas bênçãos contidas nas Sagradas Escrituras, e assim veremos a prosperidade de nossa família e o crescimento dela, através da transmissão dos valores que entregamos aos nossos filhos, pois estes, quando crescerem e casarem-se, serão os difusores da boa conduta aprendida para os seus filhos e filhas.

Destaque

O Senhor instruiu que os filhos devem honrar a seus pais, pois há uma promessa de vida longínqua e próspera (Êx 20.12). Há muitas pessoas que por robustez alcançam certa longevidade, porém sem qualidade de vida. Deus tem tanto um quanto o outro reservados àqueles que honram seus pais e obedecem à Palavra de Deus. Que Deus abençoes a relação entre pais e filhos, uma relação que precisa ser saudável a fim de que tenhamos uma sociedade saudável, formada de pessoas que aprenderam desde cedo bons princípios e valores.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.